Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

129ª Semana - 1 Coríntios 3:11 - Os Inimigos da Unidade

Buscar

Categorias

15

Ago

129ª Semana - 1 Coríntios 3:11 - Os Inimigos da Unidade

Texto Chave:

“Porque ninguém pôde por outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”. 1 Coríntios 3:11
 
Objetivo da Lição:

Cada discípulo deve aprender que desde o principio o diabo está agindo para destruir a unidade e a comunhão do homem com Deus.
 
Enfatizar:
 
a) Cada igreja possui seus próprios problemas – Não podemos culpar Satanás o tempo todo pela quebra de unidade, pois temos de reconhecer as nossas deficiências e fraquezas para poder evitar que elas dêem ocasião ao inimigo para promover a divisão.
b) A Igreja de Corinto era espiritualmente imatura com problemas revelando a mesquinhez dos irmãos e outros que revelam a malignidade no coração de alguns deles. Havia pecado que não era recriminado nem corrigido entre aqueles irmãos.  As preferências por líderes geraram divisão entre os irmãos e os resultados foram “dissensões” e “contendas”. (1 Co. 1:10,11). Divergir de idéias é saudável, mas é necessário respeito para se chegar a uma conclusão. Imposição traz com certeza divisão e mal estar. O cristão cresce em maturidade à medida que permite que o Espírito Santo opere nele, ensinando-o por meio do conhecimento da palavra de Deus.
c)Vença os inimigos da unidade – A Igreja tem a promessa de que nem mesmo o pior inimigo, o inferno, prevalecerá contra ela. (Mt. 16:18). A Igreja tem o Espírito, o Senhor, a fé, a Palavra. É preciso que os discípulos se concentrem nas coisas que são prioridades da Igreja. Vença olhando para Jesus- Jesus é a Luz da Vida; o pregador recebe iluminação dada pela Luz do mundo. Jesus é o Cabeça; o pregador é um dos muitos membros do Corpo. Jesus é Deus santo; o pregador é pecador arrependido e carente da graça de Deus. Todos devem falar a mesma coisa – a concordância em relação ao discurso. Só há uma maneira dos cristãos concordarem uns com os outros: aprendendo o que disse Jesus por meio de sua Palavra. Para isso é necessário estudar as Escrituras com espírito manso, humilde e procurando aprender de Deus.
d) Paulo ensina que devemos nos afastar daqueles que ensinam falsas doutrinas (Rm.16:17), e adverte que o cristão precisa ter conhecimento bíblico para não ser levado por falsas doutrinas (Ef. 4:13-15). Outro engano é apossar-se de promessas que não são nossas. Para os Judeus a promessa foi herdar a Terra Prometida (Canaã). Para a Igreja a promessa é outra: morar no céu, que será a nossa terra prometida.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Olhar para Jesus, estudar seriamente as Escrituras e evangelizar, criará uma blindagem na Igreja contra as divisões.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições da Bíblia – Família, um presente de Deus, nº 11 Central Gospel.