130ª Semana - Tito 2:11 - A Base da Unidade Cristã
26
Ago
130ª Semana - Tito 2:11 - A Base da Unidade Cristã
Texto Chave:
“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens”. Tito 2:11
Objetivo da Lição:
Aprender a base da unidade cristã que ocorre somente através da Jesus Cristo.
Enfatizar:
a) Ao criar o homem e tudo mais, Deus viu que Sua criação era boa. Ao provocar o homem a pecar, o diabo manchou a boa criação de Deus, porém, Deus sempre tem uma saída, ainda que ela não esteja à vista! As conseqüências do pecado na vida do homem: o separe de Deus provocando a morte espiritual (Rm. 5:12); o sofrimento, a escravidão moral, o sentimento de culpa e rejeição, e envolve danos espirituais, emocionais e físicos.
b) No inicio da Bíblia Deus já deu sinais de que existe um plano de salvação para aqueles que se volta para Ele. O pedido para Abraão sacrificar seu único filho Isaque é um símbolo da redenção que aconteceria através da morte de Jesus. (Gn.22).
c) Na condição de pecador e não podendo saudar a sua dívida por si mesmo, o homem necessitava de alguém infinitamente mais capaz e apto para mudar seu status e salvá-lo. Por meio do sacrifício de Cristo no Calvário, Deus cancelou a dívida humana. A obra que Jesus realizou na cruz justifica todo aquele que se voltar para Ele, fazendo-o nascer de novo pela regeneração do Espírito Santo e tornando-o parte da família divina.
d) O plano da salvação: Arrependimento tem sido definido como uma mudança de pensamento que leva a um novo modo de agir. O repúdio que o pecador sente em relação ao seu próprio pecado o leva a mudar de comportamento. A fé os leva ao reconhecimento, à aceitação da verdade a respeito do Salvador e à submissão integral e definitiva a Jesus. A graça é o meio para a salvação (Ef. 2:8). Uma vez salvos, não mais estamos sob a lei do pecado, mas debaixo da graça de Deus. (Rm. 6:14).
e) A conversão chamada de Novo Nascimento, consiste em arrepender-se, deixar o pecado, obter a fé e voltar-se para Deus. Aquele que não se preocupa com seu crescimento espiritual não valoriza Cristo como seu Salvador. A Justificação, a regeneração e a santificação formam as bases da unidade do discípulo com seu Mestre.
Ajuda para desenvolver a lição:
Todos os cristãos são separados para Deus por Jesus Cristo; daí surge a responsabilidade de viver para Ele. A separação deve ser contínua e crescente, pois quanto mais nos separamos do mundo, mais nos aproximamos de Deus.
SUGESTÕES: (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições da Palavra de Deus, Ano 7; nº 28 Pr. Jabes de Alencar,Ed. Gospel