Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

132ª Semana - Josué 24:15 - A Unidade nos Relacionamentos

Buscar

Categorias

08

Set

132ª Semana - Josué 24:15 - A Unidade nos Relacionamentos

Texto Chave:

“Mas há amigo mais chegado do que um irmão” Provérbios 18:24 b
 
Objetivo da Lição:

Promover o relacionamento conforme a Palavra de Deus
 
Enfatizar:

a) O homem foi criado por Deus para viver em sociedade e relacionar-se nela. Assim que criou o homem, o próprio Deus viu que não era bom que ele estivesse só, e logo resolveu criar a mulher para ser sua companheira. Já no Éden  havia um relacionamento do homem com Deus. Diariamente, o Senhor visitava Adão (Gn. 3:8). Toda a palavra de Deus deixa claro que o Senhor quer relacionar-se com o homem. A iniciativa parte dele.  Ao enviar o Seu Filho Jesus para morrer por nós, o Pai está dizendo que estávamos separados, mas Ele quer e pode unir-nos novamente (Cl. 2:13).
Nós sabemos que a convivência gera troca de experiências. É por isso que Paulo afirmou que nós temos a mente de Cristo (1 Co. 2:16) e conclamou os cristãos a imitá-lo, tal era o grau de influencia que tinha recebido do Senhor.  
b) Mesmo existindo uma unidade geral, há relacionamentos mais próximos com pessoas com quem melhor identificam-nos. Temos um famoso ensino que destaca a sólida amizade entre Jônatas e Davi.  Conforme a história bíblica, Jônatas que era o sucessor de seu Pai Saul no trono de Israel, abdicou em favor de seu amigo Davi.
c) Amigo fiel sempre fala a verdade. Amigo fiel não é traidor e as nossas palavras devem ser sempre a mesma em toda situação. O amigo fiel intercede pelo outro.
d) Muitos relacionamentos de amizade têm como base o interesse próprio, sendo esse o padrão do mundo atual. Relacionamento é doação ,uma entrega e confiança como Noemi e Rute. A Bíblia ensina como se deve proceder para se cultivar uma amizade saudável (Is. 41:6).  Devemos ser condescendentes até mesmo com aqueles com quem não mantermos amizades mais chagadas (Mt. 5:42). Oferecer ajuda faz parte da nossa fé e os resultados virão da parte do Senhor.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

A Bíblia nos afirma que a obra de Cristo na cruz é poderosa a tal ponto que nós recebemos o ministério da reconciliação (Rm. 5:11; 2 Co. 5:18).  Isso quer dizer que Jesus, por meio da cruz, reconciliou o homem perdido com o Deus santo; o que significa ter vínculos de uma amizade profunda.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições da Palavra de Deus, Ano 7; nº 28 Pr. Jabes de Alencar,Ed. Gospel