Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

133ª Semana - 1 Co. 1:10 - Unidade do Povo de Deus na Adversidade

Buscar

Categorias

22

Set

133ª Semana - 1 Co. 1:10 - Unidade do Povo de Deus na Adversidade

Texto Chave:

“Antes sejais unidos em um mesmo sentido e em um mesmo parecer”. 1 Co. 1:10 b.
 
Objetivo da Lição:

Levar o povo de Deus a  unidade com a ajuda do Senhor.
 
Enfatizar:
 
a) Josafá rei do reino de Judá e todos os habitantes estavam numa situação bem difícil. Como rei deveria tomar as decisões para manter a segurança do seu povo. Ao ser informado da proximidade do inimigo, ele ficou temeroso porque não via nenhuma saída para resolver aquela trágica situação. (2 Cr. 20:1-4,13-15).Sem perder tempo o Rei Josafá apregoou um jejum com todos os habitantes do reino e foi buscar ao Senhor.
b) Ele não só convocou o povo, mas deu um belo exemplo, sendo o primeiro a prostrar-se em oração diante do Todo-Poderoso, pedindo a Sua intervenção no caso. Ele começou a sua oração exaltando o poderio do Senhor, o Deus dos seus antepassados. Queria que Deus repetisse Sua atitude usando de misericórdia para com o Seu povo. Josafá reconheceu que existia um lugar onde poderiam refugiar-se, e ali o Senhor os ouviria e os livraria.  Ele se referia à casa do Senhor, lugar santo, separado, onde Deus manifestava a Sua glória, lugar de reverencia e de santidade.
c)”...nossos olhos estão postos em ti”. (2 Cr. 20:12). Manter os olhos no Senhor é um  principio da Palavra de Deus; é imutável e infalível! Ele reuniu o povo no centro espiritual da nação: o templo; trouxe à memória do povo as promessas feitas pelo Senhor e os Seus planos para a nação; ele se despojou dos recursos humanos e de tudo o que não glorificava a Deus, e concluiu dizendo: “Os nossos olhos se voltam para ti”. A Bíblia relata o grande milagre de Deus.
d) A oração não é, nunca foi e nunca será uma ordem de serviço, ou uma ordem de produção dada a Deus por alguém. Deus quer ouvir as nossas necessidades, receber adoração e reconhecimento pelos Seus feitos. A oração muda as circunstâncias. Devemos orar em  todo o tempo. No entanto, orar é bom apenas para resolver problemas do dia a dia? Não, pois a fé cristã promove a oração para resolver o problema do homem com Deus: o pecado.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Colocar os olhos em Deus e a nossa confiança no Senhor é o que devemos fazer em todos os momentos, não só nas adversidades. Vamos nos unir mais ao Senhor e aos nossos irmãos.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições da Bíblia – Família, um presente de Deus, nº 11 Central Gospel.