Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

138ª Semana - Salmos 8:3,4 - Autolatria - A Iniquidade do Diabo

Buscar

Categorias

10

Nov

138ª Semana - Salmos 8:3,4 - Autolatria - A Iniquidade do Diabo

Texto Chave:

“Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparastes; que é o homem mortal para que lembres dele? E o filho do homem para que o visites?” Salmos 8:3,4
 
Objetivo da Lição:

O aluno vai aprender que o orgulho é a origem de todos os pecados. É a iniquidade que precede todas as iniquidades. O orgulho leva o homem a adorar a si próprio e a desprezar a Deus.
 
Enfatizar:

a) A pior idolatria é quando o homem, esquecendo-se de que é criatura, exalta-se acima do Criador. Se a autolatria no passado era doença, é epidemia no presente. Nunca o homem exaltou-se tanto. Infelizmente, essa moléstia vai ganhando terreno até entre os que se dizem povo de Deus e seguidores do humilde Nazareno.   
b) A palavra autolatria é formada por dois vocábulos gregos: autos (a si mesmo) + latria, (adoração). Autolatria é a adoração de si próprio. É conhecida também como egolatria. Ou seja, o endeusamento do ego. É nas páginas do Antigo Testamento que encontramos a origem da autolatria. Os profetas Isaías e Ezequiel mostram como a autolatria, com todos os seus males, foi introduzida no Universo.  Isaías 14:12-19 apresenta o príncipe babilônico como um dos mais perfeitos tipos do magistral ente celeste que, embora criado para a glória de Deus, resolveu roubar-lha para si. Queria ele uma glória superior a de Deus. Ezequiel 28 mostra que a formosura era tanta que o levou à soberba, e a soberba à ruína. O anjo que tanto poder tinha, viu-se transformado um ser que tem as trevas como símbolo.
c) Embora criados segundo a imagem e semelhança de Deus, nossos primeiros pais não o glorificaram como o seu Criador e Senhor Supremo. Eram criaturas, e disto se esqueceram. E quando confrontados pelo maligno, deixaram-se iludir pela possibilidade de serem iguais a Deus (Gn. 3:5). Como Deus não tolera a iniquidade, expulsou-os do Éden. O desejo de querer ser como Deus só lhes trouxe dissabores, tristezas e maldições.
d) Paulo tinha em vista a queda de satanás ao endereçar a Timóteo a seguinte recomendação: “não seja (o bispo) neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo”. (1 Tm. 3:6). O obreiro não experimentado facilmente orgulha-se do que não lhe pertence e corre o risco de ter o seu castiçal removido (Ap. 2:5). Se estamos no ministério é porque Deus, em sua infinita misericórdia nos chamou. Cuidado! A autolatria é uma praga; não pode ser acalentada. Somente Cristo haverá de ser exaltado na Igreja de Deus.  
e) O que leva a autolatria é: a) a soberba espiritual, pessoas que pensam estar a serviço do Reino de Deus; b) o espírito altivo, aquele que pensa que pode depender de si mesmo e não de Deus e c) o desprezo pela vontade de Deus, aquele que faz a sua própria vontade. 
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Quer evitar a autolatria? Deseja subjugar o orgulho? Coloque a vontade de Deus acima de todas as coisas. O orgulho é o pior dos pecados; é a mais loucas das iniqüidades. Que Jesus seja sempre exaltado em nossa vida, por nossa vida e através de nossa vida! Ele merece toda a glória, honra poder e ações de graças.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições Bíblicas Idolatria. CPAD.