Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

139ª Semana - 1 Tm. 6:10 - Mamom. O Deus do Dinheiro

Buscar

Categorias

10

Nov

139ª Semana - 1 Tm. 6:10 - Mamom. O Deus do Dinheiro

Texto Chave:

“Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males, e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e traspassaram a si mesmos com muitas dores”. 1 Tm. 6:10
 
Objetivo da Lição:

O que se deixa seduzir e dominar-se pelas riquezas terrenas, jamais terá um tesouro no Reino dos Céus. Cristo Jesus é o nosso maior tesouro!
 
Enfatizar:

a) “O dinheiro é como adubo: só serve, quando espalhado”. (Francis Bacon). Se o dinheiro não for usado a fim de promover o bem comum, não passará de um monte de esterco. É um deus que cheira mal.  Infelizmente muitos cristãos, que desconhecem o senhorio de Cristo sobre suas aquisições materiais, transformaram tudo isso num perverso ídolo. Sem saberem estão adorando o estúpido Mamom.   
b) Quem era Mamom – Mt. 6:24 – Nome que provém de uma palavra aramaica que significa riqueza – MAN. Mamom é a riqueza que se opõe a Deus e ignora-lhe o senhorio. É provável que fosse originário da mitologia caldaica.  Alguns o identificam como o senhor das riquezas e o deus dos avaros. De uma forma ou de outra, o Senhor Jesus adverte-nos, e com energia o faz, a que não sirvamos as riquezas. Se o fizermos, estaremos desagradando a Deus.  
c) Os cristãos podem possuir bens materiais e é muito bom que realmente desfrutem as bênçãos que Deus nos dá, mas o que a Palavra deixa claro é que  não podemos servir às riquezas como se estas fossem um ídolo. Devemos nos servir dela para adorar a Deus e amparar os mais carentes (1 Jo. 3:17). Os que se fazem servos do dinheiro não o têm apenas como senhor de sua vida, mas como o deus de toda a sua existência. É por isso que o amor ao dinheiro era comparado pelos contemporâneos de Jesus a Mamom.
d) Como devemos fazer uso das riquezas que o Senhor, em sua infinita provisões, nos concede dia após dia (Mt. 6:11). 1) Dízimos e ofertas: Demonstrar ao Senhor que lhe reconhecemos o senhorio sobre a nossa vida e sobre tudo o que dEle recebemos. O que é de Deus não se retém! 2) Nossa subsistência: A fim de que o nosso dinheiro seja realmente abençoado, é necessário que alem de sermos fieis dizimistas, sejamos bons administradores. Um mal administrador acabará por ser  um péssimo dizimista.  Cuidado com os gastos exagerados! Deus tem compromisso com a nossa subsistência e não com os luxos e oferendas que muitos depositam aos pés do perverso Mamom. O sábio sabe sair das armadilhas dos cartões de crédito, cheques especiais, agiotas, etc. 3) Filantropia cristã: Não se esqueça de ajudar os mais necessitados. Ajude os carentes e desprotegidos, sempre com acompanhamento de sua Igreja.  
 
Ajuda para desenvolver a lição:

A Bíblia não diz ser o dinheiro a raiz de todos os males e sim o amor a ele. Quem o ama, coloca-o acima de Deus, como fez aquele mancebo de discutidas qualidades.  Considere a recomendação de Paulo em 1Tm. 6:9. Para quem você está olhando neste mo mento? Para Cristo ou para Mamom?
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições Bíblicas Idolatria. CPAD.