Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

142ª Semana - João 14:16,17 - A Promessa e seu Cumprimento

Buscar

Categorias

24

Nov

142ª Semana - João 14:16,17 - A Promessa e seu Cumprimento

Texto Chave:

“E eu rogarei ao Pai, e Ele vós dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós”. João 14:16,17.
 
Objetivo da Lição:

Deus prometeu e cumpriu: Rios de águas vivas para saciar a sede espiritual de todos nós. É uma questão de recebermos.
 
Enfatizar:

a) Jesus orou que o Pai enviasse outro Consolador para estar sempre conosco. Ele derramou o Espírito Santo, que tem estado aqui desde então. Agora, já não é questão de o Pai DAR o Espírito Santo a alguém. É questão de RECEBERMOS o Espírito Santo. Quando recebemos o Espírito Santo, recebemos a “Ele”, a uma pessoa e não a alguma influencia impessoal. Receber o Espírito Santo é mais do que uma experiência; uma personalidade divina vem habitar em nós – morar em nos – fazer em nós o seu lar. Não devemos ficar tão ocupados com uma experiência exterior que deixamos de perceber a realidade da presença do Espírito Santo que habita em nós. Se recebemos a plenitude do Espírito Santo, devemos estar conscientes da Sua presença a todo momento. Não deveremos ter necessidade de depender da lembrança de alguma experiência na igreja há vários anos. O Espírito Santo deve tornar-se mais real e precioso para nós, todos os dias.   
b) A promessa da plenitude do Espírito Santo não é para os pecadores; é para os crentes. “O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber”. (Jo. 16:17).  O mundo pode receber Cristo como Salvador – o mundo pode nascer de novo – mas a pessoa precisa nascer de novo ANTES de receber a plenitude do Espírito Santo. Leia Mateus 9:17. Nas Escrituras, o vinho tipifica o Espírito Santo. Jesus estava dizendo, portanto, que o Espírito Santo não poderia ser dado na Sua plenitude a não ser que a pessoa tivesse sido feita nova criatura.
c) Deus não é o Pai de todos – Ouvimos falar muita coisa hoje em dia a respeito da Paternidade de Deus e que Deus é o Pai de todos nós e que todos nós somos irmãos. Isto não é verdade! Jesus disse aos fariseus, membros da seita mais rigorosa da religião judaica: “Vós sois do diabo, que é o vosso pai..”(Jo. 8:44). Deus é Pai somente daqueles que nasceram de novo. E para aqueles que nasceram de novo, Deus tem para eles a dádiva da plenitude do Espírito Santo.  
d) Jesus acena para nós, convidando-nos a beber até ficarmos saciados. Jo. 4:13,14; 7:37-39.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Se você for crente, é tão simples como Jesus disse que é. Venha e beba e continue bebendo até ficar transbordante! Quando você ficar transbordante, você começará a falar em outras línguas. Esse é o sinal ou evidencia inicial de que você ficou cheio.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo Revista “A respeito dos Dons Espirituais”. K.E.Hagin.