Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

144ª Semana - Atos 10:46 - A Evidência do Espírito Santo em Nós

Buscar

Categorias

01

Dez

144ª Semana - Atos 10:46 - A Evidência do Espírito Santo em Nós

Texto Chave:

“Pois os ouviram falando em línguas e engrandecendo a Deus”. Atos 10:46
 
Objetivo da Lição:

Entender que  falar em línguas é a evidência física de uma experiência espiritual 
 
Enfatizar:
 
a) Em Atos 10, vemos um exemplo da manifestação de línguas como a prova convincente de que os cristãos tinham recebido o Espírito Santo. (Atos 10:44-46). Depois da visão dramática  em que Pedro viu o lençol cheio de animais imundos que foi baixado à terra, foi chamado à casa de Cornélio, um gentio, para proclamar a salvação divina mediante Jesus Cristo. Enquanto Pedro falava com Cornélio e os familiares dele a respeito da remissão dos pecados mediante o sangue de Jesus, caiu o Espírito Santo sobre todos eles, e passaram a falar em outras línguas. Quando os irmãos judaicos em Jerusalém ouviram dizer que Pedro tinha levado o evangelho aos gentios, criticaram muito, e disseram: “Entraste em casa de homens incircuncisos, e comeste com eles (At. 11:3). Pedro passou, então, a contar-lhes a respeito da visão que o Senhor lhe dera (At.11:9). Pedro passou, a apresentar evidência que comprovava que a salvação dos gentios era genuína e, portanto, devia ser reconhecida pelos irmãos judaicos.   
b) Foi o falar em línguas que finalmente convenceu o grupo que acompanhou Pedro até à casa de Cornélio que esses gentios tinham recebido á dádiva da salvação. (At. 11:15-18). É interessante notar que receberam a salvação e o batismo no Espírito Santo quase simultaneamente. Ninguém tinha imposto as mãos sobre esses gentios. Todos receberam o Espírito Santo no mesmo tempo. Ninguém deixou de receber.  
c) Atos 19:1-6. Aqui vemos outro exemplo de os gentios receberem a plenitude do Espírito Santo. Todos esses homens eram novos convertidos que tinham sido seguidores de João Batista. Tinham ouvido João Batista pregar que o Messias prometido estava para chegar. Tinham crido na mensagem  e tinham sido batizados por ele. Entretanto, porque as noticias não se espalham tão rapidamente como hoje em dia, ainda não tinham ouvido que o Prometido já chegara.  Paulo chegou a eles e contou-lhes que Jesus, o Messias Prometido, já viera, tinha morrido na cruz, e tinha sido ressuscitado; e que agora tinham que crer nEle. Então Paulo passou a batizá-los em águas. Mas não parou por aí. Ele queria, também, que recebessem a plenitude do Espírito Santo. Quando ele lhe impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo e tanto falavam em línguas como profetizavam (At. 19:6).
d) Conforme vimos, falar em línguas é o sinal ou evidência inicial e sobrenatural da presença do Espírito Santo dentro de nós. Falar em línguas é a porta de entrada aos dons espirituais.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Somos exortados a procurar com zelo os melhores dons. Ao fazermos assim, e entrarmos numa vida cristã mais poderosa e eficaz, entraremos pela porta do batismo no Espírito Santo para recebermos os gloriosos dons espirituais que Deus tem prometido áqueles que crêem na sua palavra.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo Sobre os dons Espirituais – editora Graça, autor Kenneth e. Hagin.