Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

145ª Semana - Atos 2:4 - É necessário falar em Línguas

Buscar

Categorias

07

Dez

145ª Semana - Atos 2:4 - É necessário falar em Línguas

Texto Chave:

“Todos foram cheios do Espírito Santo, e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem”. Atos 2:4
 
Objetivo da Lição:

Infelizmente muitas pessoas têm sido despojadas da benção que Deus tem para elas, por causa de crerem que falar em línguas não é para todos, ou que é um dos dons inferiores. 
 
Enfatizar:
 
a) Receber a plenitude do Espírito Santo envolve mais coisas do que falar em outras línguas, mas as línguas são uma parte integrante e importante de receber o Espírito Santo.  Paulo disse: “Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas...” 1 Co. 14:18. Há aqueles que dizem que as línguas foram abolidas porque a Bíblia diz que as línguas cessaram. Vamos examinar o trecho das Escrituras que é usado em conexão com esse argumento. (1 Co. 13:8-12). Aqueles que acreditam que as línguas foram abolidas dizem que a Bíblia é “o que é perfeito” – e que, porque agora temos a Bíblia na sua forma completa, já não precisamos dos dons sobrenaturais. É claro que a Bíblia é perfeita, mas nosso modo de compreender a palavra de Deus é imperfeito. Por isso, ainda “vemos como em espelho, imperfeitamente”. Esse texto bíblico diz que quando vier o que é perfeito, veremos face a face, e não “como em espelho, obscuramente”. Visto que é bem evidente que ainda vemos como em espelho, imperfeitamente, também fica óbvio que aquilo que é perfeito ainda não veio. A ciência não passou. As profecias não desapareceram. E as línguas não cessaram. Haverá o dia em que as línguas cessarão mesmo. No céu, não haverá necessidade das línguas. Enquanto estivermos fora do céu, as línguas não cessarão.
b) Há aqueles que declaram que crêem nas línguas, mas que não acreditam que elas sejam necessárias para todos os cristãos. Usam o texto de 1 Co. 12:30. O fato é, porem, que é possível tirar um fragmento de um versículo das Escrituras, ou até mesmo um versículo inteiro, fora do seu contexto para comprovar o que quiser. Devemos ler o trecho inteiro para compreender o que realmente significa. Vejamos 1 Co. 12:27-30. No verso 28, Paulo está falando nos dons do ministério que Deus colocou na Igreja. “Apóstolo” não é um dom espiritual, mas um cargo, um dom do ministério. “Profeta” não é um dom espiritual, mas um dom do ministério para ministrar ao Corpo de Cristo. Na primeira parte desse capítulo, Paulo alista os dons espirituais propriamente ditos. (1 Co. 12:8-10). É verdade que os dons do Espírito podem ser manifestados através dos leigos, pois Paulo disse que o Espírito concede a CADA UM. Há, porém, os que estão no ministério e que estão equipados com os dons do Espírito. Não chamamos a essas pessoas “dons espirituais”. Conforme Paulo diz aqui, Deus tem colocado ministérios – cinco dons do ministério – na Igreja.   
c) Muitos crentes têm sido despojados das bênçãos que Deus pretendeu que recebessem, porque acreditam que falar em línguas não é para todos, ou que falar em línguas é um dos dons inferiores.  
d) Paulo está falando do dom ministerial das variedades de línguas em 1 Co. 12:29,30. Não está falando a respeito de falar em outras línguas ao receber a plenitude do Espírito Santo. No contexto daquilo que ele está dizendo aqui, a resposta é “não”. Não está falando nas pessoas que falam em outras línguas ao serem cheias do Espírito Santo. Está falando a respeito de ministrar em línguas numa assembléia pública, com interpretação. Nem todos fazem isso!
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Todos precisam da plenitude do Espírito Santo, e que, ao recebê-la começamos a falar em outras línguas. 

SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo Sobre os dons Espirituais – editora Graça, autor Kenneth e. Hagin.