Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

151ª Semana - João 11:25 - Não desista do que é Seu

Buscar

Categorias

08

Fev

151ª Semana - João 11:25 - Não desista do que é Seu

Texto Chave:

“Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida”. João 11:25 a.
 
Objetivo da Lição:

Para se conquistar algo é preciso ter determinação compreendendo que a vitória precede às adversidades, por isso precisamos aprender a valorizar as benções recebidas.  
 
Enfatizar:

a) Muitos crentes perdem as bênçãos porque não são estimulados ou porque não se animam a buscar com insistência aquilo que Deus tem reservado para eles. Outros perdem o que já receberam, porque não dispensam o devido cuidado ao que têm.
b) Devemos tomar atitudes diante da adversidade, pois existem cristãos que se desesperam diante do infortúnio. O exemplo da mulher sunamita da passagem de estudo em 2 Reis é digno de ser lembrado e imitado. Ela usou de sabedoria e nós também vamos tirar algumas lições deste fato: 1) Não se precipite – Quando a adversidade, quando o mal, quando as lutas terríveis da vida são maiores que as nossas forças, não devemos tomar atitudes precipitadas. O caso da sunamita era sem solução humana. No entanto, ela teve calma suficiente para pensar e agir de maneira correta. 2) Procure a ajuda certa – Não adianta ficar sentado, chorando, murmurando ou esperando que alguém tome atitudes em seu lugar. A melhor atitude é recorrer à ajuda de alguém que sabemos ser capaz de proporcionar auxílio. 3) Verifique as possibilidades – A mulher verificou diversas possibilidades até alcançar o seu propósito: deitou o menino em seu colo e certamente aplicou algum medicamento e ficou esperando algum resultado, ate que o menino faleceu. Colocou o corpo do filho sobre a cama do profeta. Quem sabe esperava um milagre! 4) Exercite a fé – Na hora que enfrentamos o impossível é necessário colocar a fé em ação. A fé é um atributo da alma. Praticar a fé é agir, sem duvidar, como se já tivesse recebido aquilo que se espera. A fé não se aprende nem se baseia na experiência humana. O exercício da Fe é imprescindível para que Deus opere em nosso favor. 5) Use a sabedoria – A mulher não se precipitou  nem fez escândalo. Deixou o menino e foi pedir ajuda ao marido. Ela usou de sabedoria, Não falou demais.  Muitas vezes perdemos bênçãos porque falamos muito ou fora do tempo. 6) Desprenda os esforços necessários – A mulher tinha um objetivo em mente: encontrar o profeta e pedir-lhe auxílio. Assim sendo, ela não mediu esforços. Não era fácil para uma mulher cavalgar montada em cima de uma jumenta, por aquelas estradas poeirentas, esburacadas por 40 km, que era a distancia da sua casa até o Monte Carmelo. Foi muito sacrifício, mas a mulher achava que seria válido, pois a sua fé era determinada. 7) Chegando ao lugar certo – Vencendo todos os empecilhos, ela conseguiu chegar até a casa do profeta. Ela procurou o lugar certo. O lugar da presença de Deus. Assim alcançou a sua vitória!
 
Ajuda para desenvolver a lição:

O Senhor deu a benção a cada cristão, por que então desistir daquilo que lhe pertence? Deus tem poder de trazer de volta para sua mão tudo o que você perdeu. Sabe  por que você não deve desistir do que é seu? Por mais difícil, por mais impossível, por mais terrível, por mais que a  situação seja adversa, para Deus nada é impossível!  
 
SUGESTÕES:

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo Revista Palavra de Deus “A base para uma Vida Feliz”. – Ed, Gospel.