Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

152ª Semana - 2 Co. 5:17 - Em Busca do Crescimento Espiritual

Buscar

Categorias

23

Fev

152ª Semana - 2 Co. 5:17 - Em Busca do Crescimento Espiritual

Texto Chave:

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é”. 2 Co. 5:17 a.
 
Objetivo da Lição:

Levar o discípulo a buscar, entender e avaliar os resultados do crescimento espiritual em sua vida. 
 
Enfatizar:

a) A busca do crescimento espiritual inicia-se quando a pessoa recebe Jesus como Salvador e Senhor e começa a experimentar uma transformação em sua vida.
b) Como alcançar o crescimento espiritual – 1) Pela transformação: è necessário uma transformação de vida pelo poder do evangelho de Jesus Cristo. Mas precisa de três requisitos importantes, sem os quais nada se tornará novo. A) Arrependimento: Jesus nos deu a salvação quando se entregou pela humanidade na cruz do Calvário. Agora, resta a cada um tomar a decisão de recebê-Lo, arrependendo-se de seus pecados. O arrependimento é o primeiro passo para que haja perdão dos pecados. B) Fé: é a condição sem a qual não se pode chegar a Deus. O arrependimento é associado à fé, pois sem fé é impossível agradar ao Senhor. C) Conversão: O arrependimento em parceria com a fé produz a conversão e ela se manifesta por meio de um novo pensar, novo sentir e novo agir. 2) Pelo crescimento: O crescimento espiritual não deve ter defeitos, anomalias; deve ser perfeito e total (2 Pd. 3:18).Deve ser proporcional na graça e no conhecimento para que seja sadio. Com a graça se experimenta o mundo de Deus; com o conhecimento se entende o mundo de Deus. Isso ocorre por meio da oração, do estudo da Palavra de Deus, da comunhão no Corpo de Cristo, com a evangelização, com o serviço cristão e com as experiências com Jesus no dia a dia.
c) Processo do crescimento -  1) Desejar crescer (Cl. 3:1). Inicia-se com a morte para o pecado e para o mundo. (Ressurreição). A seguir ele incentiva a buscar as coisas espirituais. Ninguém terá crescimento espiritual se não desejá-lo. 2) Direcionar o pensamento: (Cl. 3:2). Aquilo que domina a mente será a prioridade da vida. Ninguém crescerá espiritualmente se o Reino de Deus não for a prioridade. 3) Mortificar a natureza carnal: A mortificação significa aniquilar, destruir, fazer morrer a prostituição, as impurezas, as palavras torpes, os vícios, as manias, etc. Cuidar do apetite desordenado, deixar a cobiça e despojar-se do mal. 4) Vestir-se novamente: Assumir, tomar posse de tudo aquilo que o evangelho promove. Precisamos depender unicamente de Cristo. Revestir-se como santos, eleitos de Deus. A base do evangelho é SER e não TER. O cristão não é reconhecido pelo que ele tem, mas sim pelo que ele é.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Deus espera que cada cristão cresça, amadureça, desenvolva-se a fim de alcançar níveis mais profundos. A medida que o cristão se desenvolve espiritualmente, tornar-se mais capacitado a trazer outros para Cristo, a ajudar o próximo, e o Reino de Deus é glorificado por meio de sua vida.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família)

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo Revista Palavra de Deus “A base para uma Vida Feliz”. – Ed, Gospel.