Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

153ª Semana - Salmo 115:16 - É Tempo de Conquistas

Buscar

Categorias

23

Fev

153ª Semana - Salmo 115:16 - É Tempo de Conquistas

Texto Chave:

“Os céus são os céus do Senhor; mas a terra deu-a ele aos filhos dos homens”. Salmo 115:16
 
Objetivo da Lição:

“Cada discípulo deverá compreender que é preciso esforçar-se para alcançar algo; aprender a fazer escolhas acertadas e saber priorizar as conquistas espirituais.  
 
Enfatizar:
 
a) O Senhor deu a terra para ser conquistada pelos homens, por isso vamos abordar princípios que levam à conquista.
b)O homem é um ser humano, mas também é um ser espiritual. Ele precisa conquistar coisas tanto em um aspecto como em outro. Não é errado alguém querer conquistar bens materiais. A terra está aí para ser conquistada por qualquer pessoa, independente de sua fé. Por que será que os ímpios progridem e muitos cristãos estão sempre necessitados de coisas materiais? Entre muitas circunstancias temos uma resposta em Dt. 28:1,2,13 e outros elementos fundamentais a seguir:
1) Saber fazer escolha – o homem é um ser livre para fazer as escolhas que bem entender. Estas vão dirigir suas ações para o alvo, para as prioridades estabelecidas. Mas é necessário dois elementos para que as escolhas sejam positivas: a) Usar a inteligência e b) usar a sabedoria. 2) quais são as suas escolhas?- O que você quer conquistar? Então a mente deve ser direcionada para a escolha feita levando todos os sentidos a trabalharem em função desse objetivo. 3) é preciso tomar decisão – as conquistas não acontecem por acaso. A pessoa precisa tomar decisão depois de motivada a fazer escolhas. Muitas pessoas não alcançam seu objetivo porque não tomam decisões acertadas. Desconhecem seus limites e decidem por coisas impossíveis. Muitos cristãos ficam aguardando que Deus tome todas as decisões a seu favor. Deus não criou robôs. Ele criou seres humanos dotados de inteligência, de livre arbítrio e de condições para pensar, agir, sentir e agir. 4) Ser produtivo – (Gn.2:15). O Senhor deu ao homem a incumbência de  produzir. Produzir gera bem-estar, confiança e realização. Tudo em volta de nós, que serve para o nosso uso, é resultado da produção de alguém. Todo cristão tem de ser produtivo para alcançar seus objetivos, sempre evitando desperdício e ser disciplinado. 5) submissão à autoridade – Para alcançar as conquistas desejadas, o cristão deve ser submisso ao Senhor, obedecendo os seus mandamentos e também mostrar submissão aos seus superiores. Submissão não é sinônimo de escravidão. Significa acatar ordens, atentar para as leis e para as regras impostas.
d) Nas conquistas espirituais existem aspectos que sem eles tudo o mais perderá o valor: 1) Comunhão mais profunda com Deus – alcançada através da oração, súplica e consagração. Comunhão é relacionamento íntimo, ter confiança, amar profundamente sem restrições, viver numa dimensão superior. 2) Crescer no conhecimento de Deus – a falta de conhecimento trás destruição (Os. 4:6 a, 2 Pd. 3:18). 3) Oferecendo algo para Deus – é tempo de oferecer sacrifício vivo, santo e agradável a Deus disponibilizando-Lhe o tempo, os talentos e as finanças.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

O tempo é de se procurar uma nova unção. Jesus quer levantar cristãos com poder e autoridade do Espírito para entregar-lhes missões importantes. Quer usar cada um de maneira especial. Saia da mesmice, da mediocridade, da ociosidade. É tempo de conquistas, tanto na vida material como na vida espiritual. Isso depende do esforço, da vontade e dedicação de cada um. Ele tem preparado coisas maravilhosas!.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
Estudos Lições da Palavra de Deus nº 27, Ano 7 -A Base para uma Vida Feliz,Central Gospel.