Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

155ª Semana - Isaías 43:13 - Deus está no controle de tudo

Buscar

Categorias

06

Mar

155ª Semana - Isaías 43:13 - Deus está no controle de tudo

Texto Chave:

“Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos”. Isaías 43:13 a.
 
Objetivo da Lição:

“O discípulo deverá ser capaz de entender a abrangência do controle divino; aceitar o controle de Deus para sua vida e compreender o que acontece quando Deus está no controle.
 
Enfatizar:
 
a) Essa lição leva-nos a meditar no fato de que Deus está no controle de todas as coisas, pois Ele é o criador. Existem dois princípios importantes e fundamentais para se entender o que significa Deus está no controle. Primeiro, Ele pode interferir a hora que quiser, do jeito que quiser e da maneira  como bem entender. Isso não significa manipular o processo o tempo todo. Segundo, Deus está no controle de todo o Universo, incluindo o mundo a anjos e também demônios e o próprio Satanás (Sl. 119:91; Lc. 4:36).   Deus estando no controle, pode tomar qualquer atitude para fazer mudanças, substituir, tirar, colocar, abrir, fechar, fazer parar, mudar os procedimentos, as regras, as leis, no momento que achar conveniente, porque Ele está no controle. Sua sabedoria e seu poder são totais.
b) Deus está no controle do mundo espiritual – Isso inclui todos os espaços, principados e potestades. Deus está a cima de tudo. Todas as ações do inimigo estão sob o controle divino.  
c) Deus controla o Universo -  Foi Deus quem estabeleceu todas as leis que regem o Universo. Todas as coisas criadas seguem o rumo, as regras que lhes foi determinado. (Sl. 19:1,2).
d)  Deus controla a história – Sl. 24:1. O homem constrói a sua história e, em conseqüência surge a história das nações, mas Deus está no controle.
e) Deus controla o inexistente – antes que algo aconteça, as coisas já estão sob o controle divino. Ele controla a vida de cada ser humano antes do seu nascimento (Sl. 139:16). Ele determina cada particularidade (Sl. 139:13,15). Deus consentiu no nosso nascimento porque Ele tem propósitos específicos com as nossas vidas.
f) Estamos vivos, trabalhando, caminhando, conversando, pensando, respirando, é o que Ele faz por nós (At. 17:28). Tudo isso é motivo de amá-Lo, louvá-lo e obedecê-lo. Ele sustenta no momento certo.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Há um tempo certo para todas as coisas (Ec. 3:1). Não aguarde a benção questionando, murmurando ou invejando alguém que é mais novo na fé e tem sido abençoado. Deus conhece todas as coisas. Enquanto o milagre não acontece, alegre o seu coração, cante louvores, agradeça a benção por antecedência. Exalte o nome do Senhor, glorifique o Senhor porque Ele controla todas as coisas.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
Estudos Lições da Palavra de Deus nº 27, Ano 7 -A Base para uma Vida Feliz,Central Gospel.