Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

156ª Semana - Salmo 107:6 - Deus Consola os Aflitos

Buscar

Categorias

23

Mar

156ª Semana - Salmo 107:6 - Deus Consola os Aflitos

Texto Chave:

“E clamaram ao Senhor na sua angústia, e ele os livrou das suas necessidades”. Salmo 107:6

Objetivo da Lição:

“Ao final do estudo o aluno deverá ser capaz de entender o imenso cuidado que Deus demonstra pelos seus filhos; compreender que todo cristão passa por angustias e dificuldades e saber que as promessas de Deus são manifestas por intermédio de Jesus e que por Ele somos abençoados.  
 
Enfatizar:
 
a) Deus quer que todas as criaturas sintam-se felizes. Todavia, a maioria delas, por suas próprias atitudes, seus maus pensamentos e por se afastarem de Deus, ficam sujeitas ao sofrimento. Contudo, enquanto há vida, existe a possibilidade de se mudar este quadro de dor e aflição.
b) O consolo virá de Deus por intermédio de Jesus Cristo. Ele foi enviado ao mundo não só para resgatar o homem do pecado e reatar sua comunhão com Deus, mas também para dar continuidade a esta obra. Mesmo depois de salvos continuaremos vivendo neste mundo onde existe aflições (Jo. 16:33). Em Cristo podemos lançar todo nosso sofrimento, porque Ele está pronto a nos ajudar (Is. 53:4,5; 1 Pd. 5:7).   
c) Jesus tem poder e autoridade para nos consolar em todas as tribulações (Jo. 14:13,14).  Temos acesso ao lugar da benção por intermédio de Jesus. Cristo é o nosso consolador. Deus é o Pai das misericórdias. Misericórdia significa sentir pesar pela dor alheia, pela miséria do outro; é sentir como se estivesse sendo a vítima; é estar junto de, é participar da situação crítica. Se não fosse pela misericórdia de Deus não poderíamos ser consolados (Lm. 3:22,23).
d)  A fidelidade de Deus é real e não acaba nunca, porque ele é fiel. Ele cumpre aquilo que Ele mesmo determinou. O propósito da continuidade das misericórdias do Senhor é para nos livrar da destruição. Se existem dores, lutas, sofrimento, aflição e continuamos vivos é porque somos alcançados pela fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas. É isso que nos consola e nos dá condições de continuarmos a caminhada.
e) O apostolo Paulo ensina que da mesma forma como consolados por Deus nas tribulações, assim também devemos consolar os que estão ao nosso redor e precisam de uma palavra amiga (2 Co. 1:4). Isto significa passar a nossa experiência para outrem. Não existe problema por mais esdrúxulo, mas terrível, mais violento que seja, que o Senhor Jesus não possa resolver. Ele sempre tem uma palavra de consolo para trazer a paz e a alegria.
f) A casa de Deus é o lugar de consolo. Davi expressou seu sentimento quando disse: “Vamos à casa do Senhor” (Sl. 122.1 b). Ana, a estéril, orou na casa do Senhor e recebeu sua benção chamada Samuel. (1 Sm. 1).
 
Ajuda para desenvolver a lição:

O Salmo 107 exorta-nos a louvar ao Senhor. Siga o exemplo daquele leproso que diferente dos demais, voltou para agradecer a Jesus pelo milagre recebido. (Lc. 17:15-19). Quando louvamos ao Senhor por uma benção recebida, ela se multiplica.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
Estudos Lições da Palavra de Deus nº 27, Ano 7 -A Base para uma Vida Feliz,Central Gospel.