Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

159ª Semana - 1 Co. 15:57 - Aprendendo para não ser Derrotado

Buscar

Categorias

15

Mai

159ª Semana - 1 Co. 15:57 - Aprendendo para não ser Derrotado

Texto Chave:

“Mas graças a Deus que nós dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Co. 15:57

Objetivo da Lição:

“Ao final do estudo o aluno deverá entender a necessidade de buscar mais o Senhor, vigiar para não se deixar levar pelas más companhias, crer que Deus usa de misericórdia para com aqueles que se arrependem”.
 
Enfatizar:
 
a) Com base no estudo sobre a vida de Sansão, vamos responder certas questões a fim de ser evitado o mesmo caminho que levou esse herói da fé à queda, acarretando infortúnios para si, para sua família e para o povo de Deus.  Mesmo tendo errado e sofrido as conseqüências, é possível a restauração.

b) A Bíblia adverte sobre as “astutas ciladas do diabo” Ef. 6:11. Ele é identificado como tentador (Mt. 4:3; 1 Ts. 3:5). Ele não deixará de apelar para a fraqueza da natureza humana a fim de despertar os desejos carnais (1 Jo. 2:16) e levar a pessoa a pecar contra Deus. A fragilidade da natureza humana pode ser vencida se dermos lugar à Palavra de Deus e ao Espírito Santo operar na nossa vida, como aconteceu com o próprio Jesus.    

c) Em todas as épocas Deus fez alianças com os homens. Adão, Noé, Moisés, Davi. Essas alianças foram firmadas envolvendo a vida de mais de uma pessoa. Mas Deus também firmou aliança especificamente com um só homem através do nazirado, como o foi o caso de Sansão. O nazireu  não podia tocar em coisas imundas, de beber vinho ou bebida alcoólica e cortar o cabelo em todo o tempo que durasse a sua consagração. Sansão não deu o devido valor à aliança de Deus. Ao crescer entendeu que deveria fazer o que fosse do seu agrado, e por essa razão não valorizou a aliança de Deus. Quatro princípios fundamentais sustentam a nossa aliança com Deus: 1) A Obediência – Esta é a maior prova de fé e a mais significativa expressão de adoração e de serviço de Deus. 2) A santidade – Tem a ver com pureza, com separação. É uma transformação moral e espiritual que deve acontecer no ato da conversão e crescer. 3) A fidelidade – Somos advertidos a ser fiel até a morte a  fim de conquistar-mos a coroa da vida. 4) A comunhão – Significa estar perto , estar ligado pelos laços do amor, da amizade. É participar das mesmas coisas, das mesmas idéias, é sentir afinidade.  

d)  Sansão sofreu as conseqüências dos seus desatinos. O pecado pode ser comparado a uma escada inclinada para baixo. A pessoa pisa no primeiro degrau e começa a descer; às vezes sem se dar conta do que está acontecendo.

e) A grandiosidade do amor e da misericórdia de Deus, sempre se manifesta para a vida de quem se arrepende, para um coração quebrantado. Sansão arrependeu-se dos seus feitos desastrosos e pediu perdão ao Senhor (Jz. 16:26-28). Ele sabia que servia ao um Deus misericordioso. Por mais que ele tivesse sido infiel, o Senhor continuava fiel e pronto a perdoá-lo dando-lhe uma chance, mesmo que fosse nos últimos momentos de sua vida. Deus muda a sorte, a história daquele que humildemente recorre ao seu perdão.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Não importa qual seja o caminho que Deus tenha de usar. Ele é soberano para executar a Sua vontade e sempre usa de misericórdia com aqueles que se arrependem dos seus erros. Sansão foi restaurado mas pagou o preço como conseqüência dos seus erros, com a própria vida. Deixe o Senhor controlar a Sua vida!
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
Estudos Lições da Palavra de Deus nº 27, Ano 7 -A Base para uma Vida Feliz,Central Gospel.