Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

161ª Semana - Sl. Sl. 37:28 - A Justiça Divina Sempre Prevalece

Buscar

Categorias

16

Mai

161ª Semana - Sl. Sl. 37:28 - A Justiça Divina Sempre Prevalece

Texto Chave:

“ Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos”. Sl. 37:28 a
 
Objetivo da Lição:

“ Ao final do estudo o aluno deverá ser capaz de: Compreender que existem coisas mais importantes do que apenas bens materiais; Entender que nas horas de incertezas devemos procurar um lugar seguro onde se possa ouvir a voz de Deus e Crer na bondade e na justiça de Deus.
 
Enfatizar:
 
a) Nossa lição de hoje traz advertências quanto à justiça de Deus em relação ao homem. O salmista confessa a sua fraqueza em invejar a prosperidade do ímpio. Devido ao seu estado emocional abalado, ele põe em dúvida até a justiça divina. Porém, ainda a tempo ele procura o lugar certo onde pode buscar ao Senhor e entender o que acontece no fim da vida de cada um.
b) Às vezes, algum crente perde o foco da sua visão em Cristo Jesus, e desvia o seu olhar para as coisas de menor importância, a ponto de ficar perturbado. Asafe preocupou-se em demasia em fazer comparações do seu estilo de vida com o estilo de vida dos ímpios. Ele quase perdeu a benção.
c) A inveja é um mal que corrói os bons sentimentos do indivíduo que se deixa levar por ela. Constitui-se em um desgosto ou pesar pela felicidade alheia; pode ser considerada como uma vontade incontrolável de possuir igual ou melhor do que os outros. Fazendo essa comparação com o ímpio, Asafe achou-se injustiçado por Deus. Ele declarou que seu coração se azedou (Sl. 73:21 a) o que indica que ele vivia amargurado, irritado e certamente evitava qualquer tipo de relacionamento.A Inveja também causa doença emocionais e tem afetado as pessoas que são dominadas por ela. A inveja causa conflitos mentais que podem tornar as pessoas mais sensíveis à doenças como asma, úlcera, péptica (estômago), artrites reumatóides, neurodermatite (pele), hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e estresse.  A inveja é mais do que um simples sentimento; é um estado crítico da alma que pode levar o indivíduo ao desatino. O salmista reconheceu que quase se desviou movido pela inveja.
d)Como superar a inveja – quando percebeu a seriedade do que poderia acontecer, Asafe procurou meios sensatos para mudar de atitude e vencer a inveja. Pôs em prática três atitudes positivas 1) Controlou os impulsos, 2) Tentou entender a situação e 3) Foi buscar a Deus.  Ao entrar no santuário, Asafe sentia-se humilhado, duvidoso, mas ali o Senhor lhe recobrou o estado do equilíbrio espiritual e deu-lhe as respostas certas de que tanto necessitava (Sl. 73:17 b).
e) O ímpio está sujeito ao sofrimento eterno, o ímpio perecerá e o ímpio será destruído. O salmista entendeu a realidade da situação, reconheceu que a grande necessidade do homem é aproximar-se de Deus. Estar próximo a Deus significa encontrar refúgio sob as Suas asas. Devemos confiar no sustento de Deus; não vamos temer o futuro; vamos contar com um Deus supridor e depositar a confiança total no Senhor.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Permanecer para sempre significa vencer esta vida passageira e conquistar a vida eterna com Cristo Jesus. Quando entramos no santuário de Deus podemos entender a diferença entre o futuro do ímpio e o futuro do cristão.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
Estudos Lições da Palavra de Deus nº 27, Ano 7 -A Base para uma Vida Feliz,Central Gospel.