Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

163ª Semana - Jo. 1:29 - Jesus Ganhou a Salvação Para Todos

Buscar

Categorias

16

Mai

163ª Semana - Jo. 1:29 - Jesus Ganhou a Salvação Para Todos

Texto Chave:

“Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Jo. 1:29
 
Objetivo da Lição:

“O acontecimento mais marcante em todos os tempos e em todo o universo, é que Jesus ganhou a salvação para todos.
 
Enfatizar:
 
a) JESUS foi enviado ao mundo em cumprimento à promessa divina dada no Éden (Gn.3:15). A)Deus tomou a iniciativa de ajudar o homem após a sua queda. Deus, no seu grande amor, deu ao homem caído a grande promessa de um Salvador. No mesmo dia em que satanás fez o homem cair em pecado, Deus declarou que ele seria derrotado pela semente da mulher, que é Cristo. B) A queda do homem não apanhou Deus de surpresa. Há solução para o problema espiritual do homem, graças ao sacrifício do Cordeiro morto antes da fundação do mundo. c) Cristo cumpriu a promessa dum Redentor feita no Éden. A humanização de Jesus se constitui num grande milagre na Bíblia. Jesus, o verdadeiro e eterno Deus “aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” Fp. 2:7.  
b) Os resultados da morte de Jesus – a) A vitória sobre o Diabo – Jesus o despojou pela sua morte no Calvário (Cl. 2:15).  B) A mediação de Jesus – Jesus assumiu em nosso lugar a nossa sentença e culpa diante de Deus (1 Pd. 3:18). Jesus é o divino Mediador entre Deus e os homens. Ele é a porta através da qual se abrem todas as possibilidades de comunhão do homem com Deus. C) A possibilidade de reconciliação com Deus – A nossa reconciliação com Deus nos tem sido possível graças à paz alcançada pelo sangue de Jesus derramado na cruz (Cl.1:20-23).
c) Jesus veio salvar o que se havia perdido (Lc. 19:10). “Todos pecaram” é o que diz a palavra de Deus (Rm. 3:23). Por isso todos precisam de um Salvador que possam reatar a comunhão perdida desde o pecado entrou no mundo. a) O homem não tem condições próprias para se salvar, é preciso que alguém desperte nele o desejo de encontrar-se com Jesus que é o único que cumpriu o plano de Deus para dar condições ao homem de se salvar. O pecador está morto em delitos e pecados (Ef. 2:1). O pecador é escravo do mal (Ef. 2:2,3). A única esperança de libertação está no Senhor Jesus Cristo, cujo sangue foi o preço que a justiça de Deus exigia para a nossa redenção. (Jo. 8:32,25; 1 Pd. 1:18,19).
d)A salvação vem de Deus. Deus mesmo providenciou a nossa salvação. O homem decaído nada podia fazer . Deus agora oferece a salvação gratuita a todos. O que o homem tem a fazer é tão somente aceitá-lo. Somos salvos pela misericórdia de Deus. Somos salvos pelo amor de Deus. Somos salvos pela graça de Deus
e) O mundo precisa ser informado de que Jesus é o Salvador. A salvação ganha por Jesus abrange todo o  mundo. Apesar disto a maior parte do mundo ainda não  conhece o benefício do qual tem direito de gozar.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

A  Bíblia registra que a vontade de Deus é que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade. (1 Tm. 2:4). Mas como agir no sentido de levar a efeito tão arrojado plano? (Rm. 10:14,15). Cabe a cada um de nós ensinar que Jesus é o único Salvador a todos os nossos amigos, familiares e até aos confins da terra.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Maturidade Cristã da CPAD. Eurico Bergstén. (1986).