Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

165ª Semana - Atos 9:31 - A Responsabilidade da Igreja

Buscar

Categorias

30

Mai

165ª Semana - Atos 9:31 - A Responsabilidade da Igreja

Texto Chave:

“Assim,pois, as igrejas em toda a Judéia,e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo”. Atos 9:31
 
Objetivo da Lição:

Ensinar sobre a grande responsabilidade que repousa sobre a Igreja. O próprio Deus planejou e estruturou a Sua Igreja de modo tal que ela possa funcionar de modo perfeito, sob a direção suprema do Seu Filho Jesus Cristo.
 
Enfatizar:
 
a) A Igreja é o órgão continuador da obra de Jesus – 1) a Igreja foi planejada antes da fundação do mundo (Ef. 3:3-10). Jesus é o cabeça da Igreja e nós um só corpo sob a direção do Espírito Santo. A Igreja continua a obra iniciada por Cristo. 2) Jesus se humanizou pela operação do Espírito Santo – (Hb. 10:5). Jesus executou toda a sua obra neste  mundo através do Espírito Santo.  Jesus se fez homem, com corpo humano sujeito as mesmas dores e necessidades que nós. 3) A Igreja constitui-se no corpo de Cristo – Jesus deseja por meio do seu corpo, que a Igreja continue a sua obra redentora. Através de sua morte na cruz do Calvário, Jesus nos reconciliou junto ao Pai. Essa é a mensagem que todos precisam tomar conhecimento. (Mc.16:15).
b) A Estrutura da Igreja – Três coisas importantes acerca da estrutura da Igreja – 1) a função do Ministério – Deus dá a Igreja um ministério para dirigi-la e este deve exercer as suas funções na direção do Senhor. 2) Cada membro tem uma função dada por Deus – (1 Co. 12:18). A função é dada a cada um segundo a vontade de Deus. O pleno funcionamento da Igreja depende de todos se disporem a fazer o seu trabalho para Deus. 3) Condição básica para o funcionamento da Igreja – A operação do Espírito Santo é uma condição básica. A plena operação do Espírito Santo inclui também a manifestação dos dons espirituais os quais são úteis a Igreja (1 Co. 12:7). O segredo da operação plena de Deus nos dias dos apóstolos era a operação abundante destes dons.
c) A oração e o ensino da Palavra são indispensáveis à Igreja. A Igreja deve manter acesa a chama da oração, pois o crescimento da Igreja sempre foi o resultado de oração. Aprendemos pela Palavra de Deus que a oração abre o caminho para a conversão de almas. O ensino da Palavra de Deus faz parte da ordem missionária de Jesus, que disse: “ensinando-as a guardar todas as coisas”.( Mt. 28:20). É por meio do ensino que os cristãos se tornam conscientizados  da vontade de Deus com relação a cada um, e se sentem como membros da Igreja, integrados no plano de Deus. A fé é pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus (Rm. 10:17). Uma Igreja doutrinada é irresistível na evangelização.  O cristão que não é fortalecido na Palavra de Deus, facilmente se deixa levar por todo o vento de doutrinas, por fanatismos, por heresias que não tem base bíblica e são invenções humanas (Ef. 4:14).
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Que Deus nos ajude para que todo o nosso trabalho e administração venham sempre coincidir com a vontade do Senhor Jesus que é a Cabeça da Igreja.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Maturidade Cristã da CPAD. Eurico Bergstén. (1986).