Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

166ª Semana - Gl.5:1 - O Evangelho da Libertação

Buscar

Categorias

03

Set

166ª Semana - Gl.5:1 - O Evangelho da Libertação

Texto Chave:

“Estai pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou”. Gl.5:1
 
Objetivo da Lição:

Enfatizar que só há liberdade real para os que estão com Jesus. Desafiar cada discípulo que pregue o Evangelho com convicção e certeza.
 
Enfatizar:
 
a) Todos os países comemoram festivamente a sua data magna, isto é, o dia em que cada um se tornou independente. Com todo o respeito e consideração por todas as proclamações de liberdade nacional das diferentes nações, queremos, contudo afirmar que a proclamação de liberdade mais importante continua sendo aquela que Jesus anunciou quando disse: “O Senhor me enviou para apregoar liberdade aos cativos e por em liberdade os oprimidos”. Lc. 4:18,19. Enquanto a liberdade nacional tem um valor material incalculável, a liberdade espiritual que Jesus nos oferece, tem um valor espiritual infinito tanto para nossa vida terrestre como para a eternidade.
b) Não existe nenhum limite na soberana proclamação de liberdade que Jesus oferece. Todos poderão ser libertos. Podemos aqui usar a expressão: “Onde o pecado abundou, superabundou a graça”. Rm. 5:20. O poder libertador de Jesus é supremo e liberta o homem de qualquer forma de escravidão que o pecado possa ter causado.
c)1) Jesus liberta da culpa do pecado – O pecado torna o homem culpado diante de Deus (Lv. 4:5; Tg. 2:10; Rm. 3:19). Nenhum homem tem possibilidade de se libertar da culpa através de recursos próprios. Mas Jesus nos remiu da nossa culpa quando a levou sobre si na cruz (Is. 53:4; 1 Pd. 2:24; 3:18; 1 Jo. 2:2). Todos aqueles que andarem na luz como ele na luz está, experimentarão que o sangue de Jesus os purifica de todo o pecado. (1 Jo. 1:7,9). 2) Jesus liberta do poder do pecado – O pecado não somente deixa o homem culpado, mas também o escraviza. (Jo. 8:34, Rm. 7:24). Jesus tem poder para libertar desta escravidão, porque ele venceu o forte que nos tinha como presa, manietando-o, e assim, nos libertou (Mt. 12:29). Por isso importa confessar o pecado, que é a causa da escravidão, e de coração, crer no poder do sangue de Jesus, que liberta e purifica as nossas consciências das obras mortas (Hb. 9:14).3) Jesus põe em liberdade os oprimidos – A Bíblia fala daqueles que são oprimidos pelo Diabo (At. 10:38). Jesus tem poder para libertar e ele o faz sempre que o faltoso se arrepende e passa a conhecer a verdade, pedindo perdão.
d) Jesus que nos libertar, porque ele nos ama e quer a nossa felicidade, Porém, a finalidade principal da libertação, é que o homem liberto possa fazer a vontade de Deus e cumprir o propósito de Deus para com ele.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Libertados para servir, e isto “todos os dias da nossa vida”! Eis aqui o plano de Deus para cada um. Também para você, amigo discípulo!.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Maturidade Cristã da CPAD. Eurico Bergstén. (1986)