Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

169ª Semana - Mateus 4:19 - Como se Tornar um Pescador de Homens

Buscar

Categorias

03

Set

169ª Semana - Mateus 4:19 - Como se Tornar um Pescador de Homens

Texto Chave: 

“Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. Mateus 4:19
 
Objetivo da Lição:

Nosso desafio é que cada discípulo de Jesus torne-se um pescador de almas .
 
Enfatizar:
 
a) Quando Jesus disse: “Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens”, esta expressão pela primeira vez foi usada concernente aqueles que deveriam ganhar pecadores para Cristo.
b) 1) A profissão do pescador é um símbolo do trabalho de ganhar as almas – a) O pescador leva uma vida de esforço e sacrifício – Muitas vezes ele tem de enfrentar, nas madrugadas ou nas noites escuras, o frio e as tempestades. Assim também o trabalho de ganhar homens para Cristo exige muito esforço, e até angustia e aflição. Mas todos que sentem a chamada para ganhar almas, como “uma coisa imposta por Deus” (1 Co. 9:16), aceita com prazer tudo o que vier. b) O pescador se aperfeiçoa praticando a pesca -  Nenhum pescador começa sabendo tudo. Uma profissão muito simples, a de pescador. No entanto, quem quiser dedicar-se à pesca terá muito que aprender. Os anos de trabalho e de observação lhe ensinam onde poderá obter o cardume e para isso precisa conhecer as marés, os ventos, os vários tipos de peixes, a temperatura, a profundidade a água, etc. Nenhum pescador profissional quer pescar onde não há peixes. O pescador de homens não se conforma ao ver que os pecadores não vêm aos cultos da igreja, por isso, vai buscá-los onde quer que estejam, seja nas praças, nas escolas, nos lares, etc. O pescador aprende qual o melhor modo de pescar. Deve saber qual o material a ser usado conforme o tipo de peixe. Se vai usar rede longa, uma tarrafa, um espinhel, um anzol longo ou curto. E também sabe que tipo de isca deverá colocar para atrair os peixes. Assim é o pescador de almas. O cristão deve estar sempre interessado em estudar a Palavra de Deus a fim de que tenha argumentos para combater o mal.
c) 2) Tornando-se pescadores de homens -  Jesus não falha no cumprimento das suas promessas, porem é necessário que os homens aceitem com fé a sua operação. Está escrito que a Palavra não tem proveito se não tivermos fé. (Hb. 4:2). O Senhor Jesus está sempre pronto a revelar-se aos que mostram interesse por Ele. André atendeu a três chamadas distintas: a) A primeira chamada foi para ser salvo – isto aconteceu quando João Batista disse: “Eis o cordeiro de Deus”. André começou então a seguir a Jesus (Jo. 1:35-39). Ele aceitou e foi transformado num discípulo de Jesus. b) a segunda chamada foi para ser um pescador de homens – André recebeu capacidade para entrar em contato com os homens. Foi ele quem viu, na multidão o rapaz que tinha consigo os cinco pães. c) a terceira chamada foi para ser um apóstolo (Lc. 6:13,14). Ele aceitou a chamada e foi grandemente usado por Deus. Conforme Eusébio, o historiador, André evangelizou a Grécia e o Sul da Rússia, morrendo como mártir, crucificado numa cruz em forma de “X”.
d) Jesus continua convidando pescadores. Através dos tempos muitos têm se tornado pescadores de homens. Enquanto Jesus  não voltar para levar a sua Igreja, ele quer que cada cristão seja um pescador de almas.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

A tarefa é de todos nós. O crescimento da Igreja não depende somente do esforço do pastor. O crescimento da Igreja é o resultado direto do esforço de cada um de nós.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Maturidade Cristã da CPAD. Eurico Bergstén. (1986)