Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

170ª Semana - Atos 16:3 - Salvo Tu e a Tua Casa

Buscar

Categorias

03

Set

170ª Semana - Atos 16:3 - Salvo Tu e a Tua Casa

Texto Chave:

“Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo tu e a tua casa”. Atos 16:3
 
Objetivo da Lição:

Cada um deve estar despertado no sentindo da responsabilidade de ganhar seus familiares para Jesus.
 
Enfatizar:
 
a) A responsabilidade espiritual para com a família – O crente é o sacerdote da sua família – O sacerdote era o homem escolhido para interceder pelo povo e oferecer sacrifícios a Deus. O sacerdote estava de contínuo na presença de Deus.  
b) Já no tempo do Antigo Testamento esta responsabilidade estava definida (Gn. 18:19; Dt. 4:9; 6:7; 11:18-21). Deus ordenou a Noé construir uma arca para ele e também sua família ser salvos do dilúvio (Gn. 7:7). Está na hora de cada um de nós nos esforçamos para fazer entrar a nossa família na arca que é Jesus! Observamos a mesma coisa no Novo Testamento. Em 2 Pedro 2:9 lemos que o cristão é o sacerdote. Jesus falou em parábolas sobre a necessidade do responsável pela casa, isto é, o pai de família, vigiar, pois assim, o ladrão não conseguirá minar a casa e tirar dela as suas riquezas. (Mt. 24:43). Foi assim também que Jesus orientou o novo convertido, que, liberto do poder dos demônios, queria seguir-Lhe. Ele disse então: “Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus”. (Lc. 8:39).
c) Jesus nos deu exemplo. Ele pertencia à família de José e de Maria. Este casal teve quatro filhos e pelo menos duas filhas (Mt. 13:55,56). Os filhos, a principio, não eram crentes, nem compreendiam a Jesus (Jo. 7:5). Acharam que ele estava fora de si (Mc. 3:21). Jesus, porém, ganhou-os todos para Deus. Todos foram batizados com o Espírito Santo (At. 1:14; 2:1-4). Tiago se tornou uma coluna na igreja (Gl. 2:9). Escreveu uma epístola (Tg. 1:1). Os outros irmãos foram também ativos na obra (1 Co. 9:5).  
d) Nos tempos apostólicos, famílias inteiras se convertiam. O poder do evangelho atingia as famílias. Foi um tempo de rápido crescimento para as igrejas quando famílias inteiras ouviam as boas novas de salvação e aceitavam a mensagem transformadora vinda do céu. O Senhor operava maravilhas curando os enfermos, batizando com o Espírito Santo e libertando os oprimidos do poder de Satanás. A família de Cornélio em Atos 10:44-48; A vendedora de púrpura, Lídia, converteu-se com toda a família (At. 16:14,15).  A sua casa se tornou a primeira congregação evangélica da Europa. O carcereiro de Filipos com toda a sua família se converteu (At. 16:31-34). Crispo, o principal de uma sinagoga, converteu-se com sua família (At. 18:8). Estéfanas, com sua família, foi batizado por Paulo (1 Co. 1:16; 16:15).
e) O interesse de Jesus é que todos os nossos familiares sejam salvos, mas para isso ele espera que cada servo seu faça a sua parte no sentido de orar e evangelizar. Às vezes não são muitas palavras que levam as pessoas a Jesus e sim o testemunho de vida daqueles que servem a Cristo e lhe são fieis. A salvação é uma decisão individual, mas para que isso aconteça, as pessoas precisam ser ajudadas e levadas a conhecer a Jesus como Salvador.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Um aspecto muito importante relacionado com a salvação dos membros da família é a fé dos que são salvos, pois Jesus honra a fé dos seus servos fiéis e concede-lhes o desejo ardente de seus corações, mesmo que isso pareça acontecer tardiamente.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Maturidade Cristã da CPAD. Eurico Bergstén. (1986)