Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

172ª Semana - Hc. 2:3 - Não Fui Desobediente a Visão Celestial

Buscar

Categorias

03

Set

172ª Semana - Hc. 2:3 - Não Fui Desobediente a Visão Celestial

Texto Chave:

“Porque a visão é ainda para o tempo determinado e até ao fim falará e não mentirá”. Hc. 2:3 a.
 
Objetivo da Lição:

Despertar no sentido de que cada um busque ao senhor a fim de sentir bem claro a chamada divina, pois Deus não chamou ninguém para permanecer ocioso.
 
Enfatizar:
 
a) Quando o apóstolo Paulo, como prisioneiro, estava a caminho de Roma, teve a oportunidade de se defender perante o Rei Agripa. Paulo, então se expressou: “Pelo que, ó Rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial”.(At. 26:19). Com essas palavras o apóstolo revelou os dois mais importantes segredos do seu impressionante êxito como missionário. O primeiro segredo era: ele havia sido, por meio de visão celestial, orientado e atualizado nas coisas de Deus. O segundo segredo era: Paulo havia obedecido às orientações recebidas de Deus.
b) Visão celestial significa divisar as coisas que Deus quer revelar ao homem. Não é meramente um estado psíquico, destes que são próprios ao individuo, como resultado de canseira, enfado, sistema nervoso abalado, problemas emocionais ou mesmo quando se tem a mente desocupada e o pensamento começa a divagar. Não! A visão celestial é uma situação em que o próprio Deus, através do seu Espírito, transmite ao homem aquilo que Ele pretende revelar-lhe. 1) Deus fala muitas vezes e de muitas maneiras (H. 1:1). Deus fala por meio de visões e de sonhos (Jó 33:14-16). Visão é uma revelação que Deus concede ao homem em seu estado consciente. Ela vem muitas vezes acompanhada de imagens (não contem somente uma mensagem). Ex. Abraão (Gn. 15:1); Samuel (1 Sm. 3:3-14); Isaías (Is. 6:1-8), etc. Muitas vezes também pode acontecer que a visão seja concedida estando o servo do Senhor em estado de êxtase (Nu. 24:4), ou arrebatado em espírito (At. 10:10; 2 Co. 12:1-4), ou mesmo em momentos de oração (At. 22:17).  Deus usava o profeta antigamente e transmitia-lhe a mensagem por meio de visão (Is. 1:1). Por isso os profetas de antigamente eram chamados de “vidente” como podemos constatar em 1 Sm. 9:9 e 1 Cr. 29:29.  
c) Muitas pessoas se confundem a até chegam a criar falsas doutrinas pelo fato de não saberem fazer distinção entre visão que é dada por Deus e a que é criada pela sua própria imaginação. Há ainda alguns que, por desconhecerem a voz de Deus, sentem medo quando o Senhor fala. É preciso que estejamos em verdadeira comunhão com o Senhor, cada vez mais próximo dEle, e levando uma vida contínua de busca de santidade a fim de que possamos ouvir e reconhecer a voz de Deus. Todas as visões têm de ser provadas (1 Ts. 5:21).  Todos os salvos que andam com Cristo têm acesso à Palavra de Deus, que é a revelação máxima de Deus.
d) A obediência de Paulo à visão celestial abriu-lhe a porta para uma plena operação do Espírito Santo. Ele mostrou também assim a sua sabedoria, pois soube aproveitar os métodos perfeitos que Deus, que é a fonte de toda sabedoria, lhe havia mostrado.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

A voz de Deus é inconfundível para aqueles que temem o Seu nome. Deus usa o meio que lhe aprouver para falar com os seus servos, porque Ele não está limitado à vontade humana. E por essa razão Ele fala muitas vezes e de diversas formas. Ele se revela quando quer e como quer. Ninguém precisa ficar preocupado, se por acaso não houver revelação por visão ou sonho sobre algum fato importante, porque a maior revelação, que é a Palavra de Deus, foi dada a todos e está ao alcance de cada um.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Maturidade Cristã da CPAD. Eurico Bergstén. (1986)