Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

173ª Semana - Pv. 14:34 - A justiça exalta as Nações

Buscar

Categorias

03

Set

173ª Semana - Pv. 14:34 - A justiça exalta as Nações

Texto Chave:

“A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio dos povos”. Pv. 14:34
 
Objetivo da Lição:

Entender que a evangelização não é somente uma ação espiritual ou humanitária, mas é também uma ação patriótica, pois beneficia uma nação. 
 
Enfatizar:
 
a) O resultado espiritual da evangelização pode ser visto primeiramente na felicidade pessoal daqueles que experimentaram a salvação em Jesus. Mas o evangelho de Jesus Cristo traz também ricas bênçãos para a nação em cujo meio está sendo pregado.
b) Como a justiça de Deus exalta as nações – 1) Os homens são transformados em novas criaturas. O poder do evangelho levanta novos homens, transformados pela salvação (2 Co. 5:17), os quais se tornam uma benção no meio da sociedade. Isso torna o cristão um verdadeiro modelo para a sociedade e o torna responsável, melhorando em muito o trabalho que executa. 2) O poder do evangelho transforma famílias inteiras – Uma família transformada se torna uma fonte de influencia espiritual, inclusive pelo comportamento de seus filhos, criados na doutrina do Senhor. A união reinante nas famílias cristãs desperta atenção e admiração. 3) Um despertamento espiritual torna a igreja poderosa – Para que haja um despertamento na Igreja é preciso que cada cristão, em particular, seja avivado. Não podemos esperar uns pelos outros, o avivamento tem que começar por nós. 4) O servo de Deus é preparado para a eternidade – A justiça exalta também as nações porque ela prepara o homem para a eternidade (Sl. 57:7).  A tranqüilidade que os salvos sentem diante da morte e da eternidade deixa o povo em cujo meio eles convivem conscientizado do grande valor da salvação, firmada numa nova esperança (1 Pd. 1:3).
c) Pela justiça de Deus o cristão se torna o sal da terra e a luz do mundo. Assim como o sal comum se faz sentir nos alimentos pelo seu sabor, também os verdadeiros cristãos exercem pela sua presença uma influencia salvadora.  A presença do sal impede a putrefação ou corrupção dos alimentos. A presença do sal produz um sabor agradável ao alimento. O sal promove sede. Aquele que ingerir comida fortemente salgada sente depois muita vontade de beber água. O sal é constituído de fortes propriedade, tanto assim que uma pouca quantidade de sal dá pra temperar muito alimento. Assim é o cristão comparado com o sal, sempre faze do a diferença.
d) Jesus usou duas coisas de grande importância para a sobrevivência humana – o sal e a luz – para comparar ao valor do cristão no meio em que vive. A luz como o sal é indispensável. O mundo não poderia existir sem a luz do sol e muito menos sem o seu calor que tantos benefícios trazem à humanidade. Quanto maior for a intensidade das trevas, tanto mais será notada a presença da luz.
e) Cada um de nós deve estar duma forma ou doutra maneira cooperando, não só para o seu bem estar como para o da família, da Igreja, da sua própria nação.  É um dever espiritual, é um dever patriótico e um dever humanitário.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Os cristãos são grandemente responsáveis pelo bem estar da nação. Quanto mais a Igreja orar e quanto mais a Igreja orar e quanto mais o evangelho for proclamado, maiores bênçãos serão dispensadas.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Maturidade Cristã da CPAD. Eurico Bergstén. (1986)