Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

176ª Semana - João 16:33 - No Mundo Tereis Aflições

Buscar

Categorias

03

Set

176ª Semana - João 16:33 - No Mundo Tereis Aflições

Texto Chave:

“Tenho-vos dito isso, pra que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venço o mundo”. João 16:33
 
Objetivo da Lição:

Aprender que as aflições  nos fazer crescer espiritualmente e que podemos desfrutar da paz do Senhor no sofrimento.
 
Enfatizar:
 
a) Pode o cristão verdadeiro sofrer? Sim! Isso é inevitável para todos inclusive para os salvos. Por isso precisamos aprender com o sofrimento.
b) As aflições atuais são provenientes de: 1) ordem natural - as tragédias e calamidades oriundas da degradação ambiental, poluição nos lagos, rios, e mares, ocupação de áreas de riscos etc; 2) ordem econômica - oriunda de crises internacionais, empobrecendo países, nações e famílias. A pobreza, a fome e a miséria continuam a flagelar vidas ao redor do mundo, inclusive as dos servos de Deus (Mc. 12:41-44). 3) Ordem física – doenças em geral como câncer, obesidade, hepatite,hipertensão arterial, depressão, etc. são consideradas pragas do século XXI. As enfermidades também atingem os salvos, pois é uma conseqüência da queda do homem (Rm 6:23). Também sabemos das doenças de natureza espiritual e oriundas de práticas pecaminosas. (Mt, 9:32,33; Jo. 5:14,15).
c) O sofrimento é algo comum a todos os homens, sejam ímpios, sejam justos. Deus fez o mundo perfeito, mas a transgressão de Adão trouxe tristeza, dor e morte. Por isso, todos estão igualmente sujeitos ao sofrimento (Rm. 2:12; 8:22). A queda trouxe ao homem uma degeneração moral, social e espiritual. O novo nascimento gera no cristão uma natureza oposta a da queda. Mesmo assim o convertido em Cristo Jesus não deixa de experimentar o sofrimento. Isso porque habitamos um corpo que ainda não foi transformado, mas que espera a sua plena glorificação ( 1 Co. 15:35-58).
d) Tudo coopera para o bem na vida do filho de Deus. A vontade de Deus para as nossas vidas é boa, perfeita e agradável (Rm. 12:2). A soberania divina garante que os olhos de Deus sondam nossa vida por inteiro. (Sl. 31:7). Não vamos nos desesperar. O Senhor, Criador dos céus e da terra, cuida inteiramente de cada um de nós. Olhar para o sofrimento e a aflição humana e desfrutar da paz de Cristo parece loucura. Mas não é quando entendemos que Deus age segundo o conselho da sua vontade, visando sempre o bem e o crescimento dos seus filhos. Mesmo vivendo em um mundo de aflições, podemos experimentar a paz que excede todo o entendimento.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Neste mundo, estamos sujeito às aflições e sofrimento de qualquer espécie. A vida cristã envolve períodos difíceis e trabalhosos. No entanto, se a nossa expectativa estiver na soberania de Deus e no seu bem, desfrutaremos, mesmo que andemos em aflição, da mais perfeita e sublime paz de Cristo.  
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Biblicas, CPAD, Comentarista Eliezer de Lira e Silva, 2012.