Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

178ª Semana - Filipenses 1:21 - A Morte para o Verdadeiro Cristão

Buscar

Categorias

22

Set

178ª Semana - Filipenses 1:21 - A Morte para o Verdadeiro Cristão

Texto Chave:

“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho”. Filipenses 1:21
 
Objetivo da Lição:

Todo cristão precisa entender que a morte não é o fim da vida, mas o inicio de uma plena, sublime e eterna comunhão com Deus.
 
Enfatizar:
 
a) Numa sociedade materialista, evita-se falar sobre assuntos negativos. No entanto, a morte é um fenômeno real que se abate sobre os seres humanos de todas as idades, classes sociais e religiões. Quem pensa em morrer? Há alguma virtude na morte? Nos dias atuais, o desespero vem tomando conta das pessoas, até mesmo das que professam a fé cristã. É uma pena que alguns púlpitos não estejam preocupados em preparar as suas ovelhas, através das Sagradas Escrituras, para enfrentar essa realidade que pode chegar a qualquer família, sem avisá-la ou pedir-lhe licença.
b) O que é a morte? Não é tarefa fácil definir a morte. Como fenômeno natural, ela é discutida na ciência, na religião e faz parte de debates cotidianos, pois atinge a todos (Sl. 89:48; Ec. 8:8). Anteriormente definida como parada cardíaca e respiratória, o consenso médico atual a define como cessamento clínico, cerebral ou cardíaco irreversível do corpo humano. No entanto, a definição mais popular é a interrupção da atividade elétrica no cérebro como um todo. A Escritura diz que o “Salário do pecado é a morte” (Rm. 6:23). Deus não criou o homem para morrer. O Senhor não planejou tal realidade para o ser humano. Mas, conforme descrito acima, a morte é conseqüência da queda (Gn.3:1-24). . O pecado roubou, em parte, a vida eterna da humanidade. Assim, a Bíblia demonstra que a morte é a conseqüência inevitável do pecado, e realça esse fato como a separação entre “alma” e “corpo”. Gn. 35:18 e Tg. 2:26.
c) A vida após morte – “Morrendo o homem, porventura, tornará a viver?”(Jó 14:14 a). Essa é a pergunta de interesse para todos os seres humanos. A Bíblia tem respostas a essa pergunta. A) Sheol- (Sl. 16:10 e 49:14,15 denotam a idéia de imortalidade da alma e a esperança de se estar diante de Deus após a experiência da morte. B) Esperança da ressurreição – (Jó 19:26,27). A Bíblia realça a doutrina da esperança na ressurreição do corpo em glória e mostra inclusive a alegria do salvo em se encontrar com o seu Deus após a morte. Jesus trouxe luz, vida e imortalidade ao homem que crê. As evidencias são abundantes (Mt. 10:28; Lc. 23:43; Jo 11:25,26). Aqui aprendemos claramente a sobrevivência da alma humana fora do corpo, seja a do salvo como a do perdido após a morte. Para o cristão o dom da vida não é uma existência finita, mas uma linda história de comunhão com o Deus eterno.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

O cristão possui esperança apesar do luto, pois Deus entregou seu Filho em favor da humanidade para escarparmos do juízo divino pelo sangue precioso derramado por nós. Sem a morte de Jesus não haveria ressurreição, então não haveria pregação do Evangelho nem salvação. A morte é para o salvo em Cristo Jesus a prova da fé vigorosa revelada em sua vida terrena. Precisamos ter consciência de que a nossa vida é semelhante a flor da erva. Ela se esvai rapidamente. Em Cristo temos paz e esperança, porque ele é a ressurreição e a vida.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Biblicas, CPAD, Comentarista Eliezer de Lira e Silva, 2012.