Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

180ª Semana - 1 Tm. 5:3 - As Aflições da Viuvez

Buscar

Categorias

22

Set

180ª Semana - 1 Tm. 5:3 - As Aflições da Viuvez

Texto Chave:

“Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas”. (1 Tm. 5:3)
 
Objetivo da Lição:

Ensinar que apesar da dor e das dificuldades próprias da viuvez, esperar e orar são atitudes que honram ao Senhor
 
Enfatizar:
 
a) Além da morte, a Palavra de Deus trata com detalhes o tema da viuvez. Longe de ser um assunto simples, veremos que a viuvez, caso não seja devidamente tratada, pode trazer sérios problemas sociais, emocionais e espirituais. O estado de viuvez traz sofrimento à família inteira, pois uma nova realidade financeira, psicológica e espiritual delineia-se para o lar que perde o seu provedor. Diante dessa realidade, encontramos na Palavra de Deus o importante papel que a igreja local deve desempenhar a fim de ajudar o irmão ou a irmã em Cristo, junto à sua família a superar o período doloroso da viuvez.
b) Conceito de viuvez – a viuvez é o estado social e psicológico de um cônjuge quando da morte do outro. Assim, viúva é a mulher cujo esposo faleceu, e, no entanto, não voltou a contrair novas núpcias. Tal principio é o mesmo em relação ao homem. O ponto mais problemático desse estado é superar a solidão que, advinda do processo do luto, pode comprometer a vida da viúva ou do viúvo. Exortam-nos as sagradas Escrituras, porém, a não entregarmos ao desespero, pois o Senhor cuida dos seus (Sl. 146:9). Temos na Bíblia o exemplo da profetisa Ana (Lc. 2:36,37) e a viúva de Sarepta (1 Rs. 17). Ambas cumpriram com dignidade e ousadia o papel a elas atribuído, mesmo diante da tantas dificuldades.
c) A viúva ou o viúvo no Senhor deve servi-lo ainda que a sua condição não seja das melhores. Não obstante, a Bíblia ensina-nos que devemos auxiliar a pessoa que se encontra em dificuldades por causa da situação de viuvez ( 1 Tm. 5:16). O Corpo de Cristo não pode se omitir diante de tais circunstâncias. Todos, indistintamente, e a partir da liderança, devemos ampará-las. (At. 6:1-7). Muitos são os textos bíblicos que chamam a atenção da igreja local para atuar socialmente junto às viúvas (Dt.24:19; 26:12,13: Sl. 67:6; Is. 1:17; 1 Tm. 5:16). Mas dois textos chamam-nos a atenção no cuidado ás viúvas. No primeiro o profeta diz: “Não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente o mal cada um conta o seu irmão, no seu coração”. (Zc. 7:10). E no segundo, o apóstolo Paulo fala ao líder: “Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas”. (1 Tm. 5:3). Aprendemos, portanto, pela Palavra de Deus, que as viúvas que se enquadram no que preceitua a Palavra devem ser honradas na Casa do Senhor. Tal amparo não pode ser apenas de palavras, mas de ação social, psicológica e espiritual.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

“A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações” Tg. 1:27). É isso que Deus espera de sua Igreja.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eliezer de Lira e Silva, 2012.