Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

183ª Semana - Provérbios 22:6 - A Rebeldia dos Filhos

Buscar

Categorias

05

Out

183ª Semana - Provérbios 22:6 - A Rebeldia dos Filhos

Texto Chave:

“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”. Provérbios 22:6 
 
Objetivo da Lição:

A disciplina evita a rebeldia e os pais que negligenciam a educação dos filhos estão cometendo grave pecado diante de Deus.   
 
Enfatizar:
 
a) Os filhos são presentes de Deus e herança do Senhor. Todavia, nunca foi tão difícil educar uma criança. Precisamos buscar a orientação e a sabedoria divina para que nossos filhos sejam pessoas de bem, servos do senhor, obedientes e cumpridores dos seus deveres.
b) A disciplina evita a rebeldia – Muitos pais ainda confundem disciplina com castigo. Disciplinar é dar limites e estabelecer parâmetros, não castigar. É preciso mostrar à criança que ela não pode fazer o que bem entende. O texto de Provérbios 23:13 é um alerta para os pais: “Não retires a disciplina da criança”. A disciplina não pode ser retirada porque é imprescindível à formação moral de nossos filhos. Quando uma criança não recebe limites, certamente tornar-se-á  um adulto inseguro, ansioso e com dificuldades para obedecer. Não são poucos os pais que têm medo de disciplinar, pois acreditam que os filhos ficarão ressentidos, chegando até mesmo a odiá-los. Porém, a disciplina, quando administrada com sabedoria, faz com que a criança se sinta segura, aceita e amada. Não disciplinar é o mesmo que deixar de instruir, educar. Por isso, não tenha medo de estabelecer parâmetros, pois eles são uma segurança para o desenvolvimento dos seus filhos. (Pv. 29:15; Hb. 12:8). Os pais devem disciplinar, pois muitos estão terceirizando a educação de seus filhos, ou seja, passando uma responsabilidade, que é sua, para terceiros. Eles esperam, com isso, que avôs, as babás ou os professores disciplinem seus filhos e os eduquem. Esta responsabilidade é dos pais! Os avôs, por terem experiência, podem até ajudar com os seus conselhos, mas quem educa s[ao os pais.
c) Filhos rebeldes – a) Os que não ouviram seus pais- Exemplos registrados na Bíblia para que venhamos a aprender com eles. Caim, (Gn.4:5; 4:7); Hofni e Fineias (1 Sm. 2:27-30; 2:12; 3:13); Absalão 2 Sm. 13:1-29. Rebeldia é pecado, por isso, Deus ordena para que os filhos honrem aos seus pais (Dt. 5:16).   
d) O que fazer diante da rebeldia de um filho – a) Não buscar culpados – as vezes os pais esmeram-se por dar uma boa educação aos seus filhos; são piedosos e tementes ao Senhor, mas os filhos acabam seguindo o caminho da rebeldia, colhendo trágicas conseqüências. B) Demonstrar um amor incondicional – Pais são para toda a vida, mesmo quando as coisas não dão certo e os filhos tomam decisões equivocadas. Mesmo que seu filho tenha trazido dor e decepção ao seu coração, só lhe resta uma saída: o perdão e o amor incondicional.  Ore e busque a reconciliação; procure a ajuda e pessoas íntegras.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Deus concebeu aos pais a nobre missão de educar os filhos. Educar é disciplinar, pois a disciplina conduz a criança ao caminho da obediência. Discipline seus filhos e eduque-os de acordo com os princípios que Deus estabeleceu em Sua Palavra. Assim você verá as bênçãos divinas sobre a sua família e sobre os seus filhos e netos .

SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eliezer de Lira e Silva, 2012.