Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

185ª Semana - Jó 1:21 - A Perda dos Bens Terrenos

Buscar

Categorias

07

Nov

185ª Semana - Jó 1:21 - A Perda dos Bens Terrenos

Texto Chave:

“Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor”. Jó 1:21 
 
Objetivo da Lição:

Ainda que percamos todos os nossos bens, continuamos a desfrutar de nosso bem maior; Cristo Jesus nosso Senhor.      
 
Enfatizar:
 
a) Num  mundo materialista quase não há espaço para encarar a realidade das perdas humanas. Até mesmo alguns cristãos parecem viver o mundo encantado das “vitórias e conquistas” a qualquer preço. Contudo, perder filhos, imóveis e dinheiro, por exemplo, são conseqüências  naturais da vida, inclusive dos que seguem a Cristo. A grande questão é: Como devemos nos comportar diante de tais acontecimentos?   
b) Jó e a experiência das perdas humanas – 1) seu gado e rebanho: embora sendo Jó um homem íntegro, de repente, num só dia viu tudo esvair-se. Os mensageiros, um a um, vieram trazer-lhe as inesperadas e funestas notícias (Jó 1:14-16).  2) Seus servos: Os servos de Jó também tiveram suas vidas ceifadas. Antes de findar o dia, a maioria dos funcionários de Jó havia sido dizimada. 3) Seus filhos – Você podem imaginar o que passou pela mente e coração desse homem ao receber a noticia que todos os seus filhos foram mortos? (1:19). Num só dia fora privado dos bens, dos funcionários e dos filhos! Qual seria a sua reação? A de Jó foi rasgar o manto, rapar a cabeça e sofrer a angustia natural de um pai que acabara de perder todos os filhos; do patrão que ficara sem os funcionários e do homem rico reduzido à extrema pobreza. Mas contrariando a reação lógica humana, Jó prostrado, adorou a Deus (1:20). Podemos sofrer e até mesmo viver as perdas da vida. Nisso somos humanos. Mas devemos, a exemplo de Jó, reconhecer a grandeza e a soberania de Deus no processo da perda, ainda que soframos duramente com ela (1:21).
c) A perda dos bens -  1) De ordem material – Por intermédio de uma vida imediatista, alguns cristãos, em momentos de perdas significativas, têm dificuldades de confiar em Deus. Quando se perde bens materiais, seja por causa de uma administração deficiente, por roubo ou devido à traição de pessoas que pareciam amigas, parece que o chão se abre e tudo vem abaixo. Para lidar com tais questões não há receitas nem manuais. O que temos é a promessa viva e real de Jesus (Mt. 6:33). Acalme seu coração! Em Cristo, recomece com fé e coragem. 2) De ordem afetiva – Devido ao apego emocional e sentimental que temos por nossos familiares e por aqueles que nos cercam, as perdas de ordem afetiva trazem pavor e sofrimento ao nosso coração. Por isso, ficamos sem direção e mostramo-nos inconformados. É nessa hora que a nossa saúde psíquica é comprometida, podendo, inclusive, comprometer-nos a vida espiritual e social (1 Rs. 19:9,10). Por isso, não podemos nos esquecer do socorro divino. Sem ele, desmoronamo-nos. 3) de ordem espiritual – se as perdas existenciais na vida do cristão não forem tratadas biblicamente, certamente haverá conseqüências graves. Um bom começo para superarmos as perdas e angustias é lançar sobre o Senhor todas as nossas ansiedades (1 Pd. 5:7,9).
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Mesmo na perda podemos desfrutar o amor de Deus, através da Sua Graça, seu amor e a certeza que Ele vai intervir na história. Podemos perder tudo nessa vida, mas jamais vamos deixar de crer no evangelho de Cristo, pois Ele é o nosso baluarte e fortaleza. (Hc. 3:27-19).  
 
SUGESTÕES:

(Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eliezer de Lira e Silva, 2012.