Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

187ª Semana - Salmo 68:6 - As Dores do Abandono

Buscar

Categorias

07

Jan

187ª Semana - Salmo 68:6 - As Dores do Abandono

Texto Chave:

“Deus faz que o solitário viva  em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões, mas os rebeldes habitam em terra seca”. Salmo 68:6.
 
Objetivo da Lição:

Aprender que ainda que sejamos abandonados por parentes, amigos ou irmãos, Deus jamais nos desamparará.        
 
Enfatizar:
 
a) Vamos tratar dos efeitos que o abandono ocasiona na vida do servo de Deus. Não é novidade para ninguém, que é justamente nos momentos de angustia e aflição, que o ser humano sente-se esquecido por todos, inclusive pelos mais chegados. Todavia, consola-nos saber que o Senhor nunca abandona os seus filhos. Ele não os esquece. Aliás, o Pai Celeste conhece cada um de nós pelo nome. Quando o Senhor subiu ao Céu, não nos deixou órfãos: enviou-nos o Espírito Santo, para consolar-nos e guiar-nos em todas as coisas (João 14:16).
b) O abandono familiar – 1) Na doença: Ninguém está imune às doenças, mesmo aqueles que professam servir a Deus (Gn. 3:16-19). Por isso, quando enfermos, todos nós precisamos de ajuda e auxílio especializados. Infelizmente, há famílias que, nesses momentos, não suportando o estresse, acabam abandonando o doente à própria sorte, principalmente em se tratando de casos crônicos. Os que agem desta maneira demonstram não possuir ainda o genuíno amor cristão. A pessoa enferma necessita de apoio, do carinho e da dedicação dos seus familiares, para vencer e suportar a enfermidade. 2) No vício:  Geralmente é na fase da adolescência  que se conhece e se começa a consumir o fumo o álcool e as drogas ilícitas. Muitos entram no submundo das drogas por carência afetiva, curiosidade ou para ser aceito por um determinado grupo social. Lidar com viciados não é tarefa fácil. Mas é nessa hora que a família precisa fazer-se presente e estar unida para ajudá-los a livrarem-se das drogas (1 Tm. 5:8). 3) Na melhor idade: a terceira idade é composta por aqueles que passaram dos sessenta anos. Em nossa sociedade, os idosos não são prezados, e algumas famílias chegam até a desampará-los. Muitos são colocados em casas de repouso, ou asilos e lá permanecem sem assistência alguma. O mandamento do Senhor de honrar o pai e a mãe continua válido para os dias atuais (Ef. 6:1-3).
c) O abandono em situações difíceis: 1) No desemprego: No desemprego a situação financeira complica-se e o padrão de vida sofre drástica queda. Nesse momento é que conhecemos, de fato, nossos verdadeiros amigos (Lc. 15:11-32). Até os familiares desaparecem, pois temem emprestar-nos dinheiro e ouvir-nos as lamúrias. O Senhor Deus, porém, não deixa seus filhos ao desamparo. Ele envia-nos os recursos necessários (Sl. 37:25). 2) Da amizade:  Todos sonhamos ter uma amizade parecida com a de Davi e Jônatas e com a de Rute e Noemi. (1 Sm. 18:1. Rt. 1:8-18). Uma amizade desinteressada e verdadeiramente cristã. Deus adverte-nos a não abandonar o amigo (Pv. 27:10). Sejamos fieis e amorosos (Pv. 17:17). 3) da Igreja: a igreja é o local onde  o abandonado e solitário deveria encontrar amigos e irmãos (Mc. 10:29,30). Infelizmente há igrejas que se esquecem de seus membros e congregados; não os visitam, não oram por eles e nem lhes tratam as feridas. Jesus interassa-se por cada uma de suas ovelhas em particular.   É chegada a hora de olharmos com mais carinho por aqueles que necessitam de nossos cuidados.
d) O Deus que não abandona : O Senhor nunca nos desampara. Na hora de aflição, sempre faz-se presente (Sl. 50:15). Jesus é o amigo fiel. Quando o sentimento de abandono e solidão nos sobrevir, buscamos a Deus em oração e assim sentiremos a doce e confortável presença do Espírito santo.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Ainda que a família e os amigos venham a abandonar-nos, Deus sempre nos acolherá. Ele está ao nosso lado. O Seu Espírito Santo orienta-nos em todas as nossas provações. Vamos recorrer a Ele em nossas necessidades.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eliezer de Lira e Silva, 2012.