Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

189ª Semana - 2 Timóteo 1:13 - A Igreja tem Padrão Divino

Buscar

Categorias

07

Jan

189ª Semana - 2 Timóteo 1:13 - A Igreja tem Padrão Divino

Texto Chave:

“Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido na fé e na caridade que há em Jesus Cristo” 2 Timóteo 1:13
 
Objetivo da Lição:

Vamos aprender que Deus se manifesta numa igreja que tem a Bíblia como sua única regra de fé e prática.       
 
Enfatizar:
 
a) 1) A igreja começa a sua jornada – (At. 2:37-47). A Igreja do Senhor em Jerusalém entrou no cenário com o despertamento surgido no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os 120 discípulos que oravam no cenáculo. (At. 2:1-4, 37-41). Deus providenciou uma verdadeira inauguração com a manifestação poderosa da sua glória. A Igreja tornou-se o instrumento de Deus, não somente para agregar e reunir os que se converteram, mas também para dar assistência e o crescimento espiritual aos cristãos através dos ministérios que ele mesmo lhe havia outorgado, (Ef. 4:11-16; 1 Co. 12:28. Antes de tudo a Igreja foi o órgão de Deus usado na Evangelização. Em pouco tempo o evangelho foi espalhado por todas as partes e novas igrejas se levantaram. Com o despertamento do Espírito Santo, começado nos anos 1906 e 1907 em várias partes do mundo, Deus renovou a doutrina acerca da Igreja, por meio de uma forte imposição do Espírito Santo. Igrejas que têm a Bíblia como a sua única regra de fé e prática, ergueram-se por toda parte e são instrumentos na mão de Deus para a vitória extraordinária que acompanha o movimento pentecostal por todo o mundo.
b) 2) A Igreja tem padrão – (Sl. 127:1,2; Mt. 16:16-18). Padrão significa “um elemento que determina normas de avaliação de medidas, gabaritos, qualidades, etc., servindo como modelo para feitura de outro semelhante”. Quando Deus mandou Noé construir a Arca, deu-lhe minuciosas orientações sobre as dimensões e o material que deveria ser aplicado (Gn. 6:14-16). Quando ordenou a Moisés erigir o tabernáculo, mostrou-lhe  o modelo, conforme deveria ser construído (Êx. 25:9,40). Ele também deu a Davi o padrão conforme o qual seria construído o grande templo (1 Cr. 28:11,12,19). No dia de Pentecostes quando a Igreja apareceu no cenário, foi edificada conforme o padrão que, antes da fundação do mundo, já estava no coração de Deus. Este mistério manifestou-se pela revelação aos apóstolos (1 Co. 11:23). Estes por sua vez, “de coração” (Rm. 6:17), “permaneceram na doutrina dos apóstolos” Atos 2:42, e sobre todos que seguiram esta regra, estavam a paz e a misericórdia. (Gl. 6:16). O padrão dado por Deus, ainda hoje é o mesmo.
c) 3)A Igreja deve ser edificada conforme o Padrão. A Igreja é um organismo espiritual preparado por Deus para unir os que, pela salvação, foram tirados do mundo (Jo.15:19, e foram transportado para o reino do Filho do seu amor (Cl. 1:13). A Igreja deve fielmente cumprir a sua finalidade. A Biblia nos revela a algta missão que Deus determinou para a Igreja cumprir na terra. Convém que sejamos fieis a este padrão divino, para que o plano de Deus com a Igreja se realize. A Igreja deve ser a plataforma da manifestação de Deus na terra, também a forma neo-testamentária da união entre os cristãos; deve ser o órgão pelo qual Deus deseja operar, por isso constitui-se um erro grave introduzir na Igreja coisas estranhas a sua finalidade. É o Espírito Santo que faz com que o padrão divino para a Igreja seja alcançado. Quando a Igreja é edificado no padrão divino, Deus confirma a sua obra.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Quando nós no trabalho espiritual em tudo obedecermos ao modelo Divino, Deus confirmará este serviço e o aceitará como se ele mesmo o tivesse feito. Os servos de Deus semeiam, regam, etc. , mas Deus confirma as suas obras, dando o crescimento (1 Co. 3:7).
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eurico Bérgsten, 1978.