Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

191ª Semana - Cantares 2:12 - A Igreja é um povo separado do mundo

Buscar

Categorias

07

Jan

191ª Semana - Cantares 2:12 - A Igreja é um povo separado do mundo

Texto Chave:

”Jardim fechado és tu, irmã minha, esposa minha, manancial fechado, fonte selada”. Cantares 2:12
 
Objetivo da Lição:

Aprender que quando o muro da salvação é levantado, o mal permanece fora e a glória de Deus se manifesta dentro da igreja.        
 
Enfatizar:
 
a) 1) A Igreja é a “Ekklesia” de Deus.  Usada 112 vezes no grego, essa palavra encerra em si o sentido “chamado para fora”, expressão que em tudo coincide com aquilo que a Bíblia fala sobre a Igreja. A Igreja é verdadeiramente um povo que Deus chamou para fora do mundo. Jesus disse: “Eu vos escolhi do mundo” Jo. 15:19. Tiago disse em Atos 15:14: “Deus visitou os gentios para tomar DELES um povo para o seu nome”. A Bíblia diz que este povo foi feito “uma geração eleita, um povo adquirido” 1 Pd. 2:9. “Um povo que formei para mim que me desse louvor” (Is. 43:21).  Quando Deus disse: “Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo” (2 Cr. 6: 14-18), impôs como condição que se apartassem da “Babilônia deste mundo” e “não tocassem em nada imundo”.É este povo , o povo que foi salvo do mundo para viver para Deus, que é a verdadeira EKKLESIA, a Igreja de Deus, tão preciosa aos seus olhos. Ml. 3:17. A salvação em Jesus Cristo é o fundamento da EKKLESIA de Deus, a Igreja. (Mt. 16:18).
b) 2) A Bíblia usa para a Igreja a figura “Jardim fechado”.  Quando Deus criou os primeiros seres humanos, ele os pôs no Jardim do Éden. Infelizmente o inimigo entrou no jardim sob a forma de uma serpente, seduziu-os ao pecado e assim foram expulsos dali. Quando Deus por meio da salvação em Jesus Cristo transformou o homem “numa nova criatura”, Ele também o pôs num “Jardim fechado”, isto é, na Igreja (Ct. 4:12-16; At. 2:47). Por isso a Igreja é um jardim fechado, isto é, não é como um lugar público, onde cada um entra e sai como quiser. A Igreja possui muros que se chamam “salvação”. (Is. 60:18). Só podem pertencer a Igreja os que entram pela porta que é Jesus (Jo. 10:9). Os verdadeiros salvos e que constituem um “jardim fechado” estão separados do mundo, o qual ficou do lado de fora do muro da salvação.
c) 3) O inimigo procura destruir a Igreja, derrubando o muro:  A Bíblia diz: “Quem rompe o muro, uma cobra o morderá”. (Ec. 10:8). Se alguém sair fora do muro fica entregue á força do mal. Uma cidade com os seus muros derrubados está sujeita á derrota.(Pv. 25:28). Desde a primeira era da Igreja o inimigo tem procurado usar seus métodos para derrotar a povo de Deus. Na Igreja de Éfeso os cristãos foram tentados a conservar suas relações com artes mágicas, mas o poder do despertamento operou de tal maneira que o mal foi descoberto e a igreja ficou livre desta mistura. (At. 19:18-20).  Hoje a falta de vigilância e a falta de renovação espiritual pode facilmente determinar a caida de um servo de Deus.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

A Bíblia adverte: a mistura com o mundo é um sinal dos tempos.  Jesus prometeu aqueles que guardam a sua Palavra, que Ele mesmo os guardará na hora da tentação que há de vir sobre o mundo. (Ap. 3:10). Aqueles que vigiarem e orarem poderão estar em pé diante do Filho do Homem. (Lc. 21:36).
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eurico Bérgsten, 1978.