Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

193ª Semana - Jeremias 3:15 - A Igreja tem Ministérios dados por Deus

Buscar

Categorias

07

Jan

193ª Semana - Jeremias 3:15 - A Igreja tem Ministérios dados por Deus

Texto Chave:

“E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência”. Jeremias 3:15
 
Objetivo da Lição:

Aprender que quando oramos ao Senhor, a Igreja recebe obreiros escolhidos por Ele mesmo.    
 
Enfatizar:
 
a) O assunto sobre o governo da igreja é muito importante, pois dele depende a eficácia das atividades da Igreja de Cristo. Importa que cada cristão conheça também esta doutrina bíblica, porque ela diz respeito à Igreja à qual pertence.   
b) Jesus dirige a sua Igreja através dos que Ele mesmo escolhe - Jesus é o Líder, a CABEÇA da Igreja. Sentado à destra de Deus, ele a dirige por meio dos seus servos. A Bíblia diz que Deus guia seu povo (Sl. 77:20). Assim, Jesus, pelas mãos dos que Ele quiser usar, guia, dirige e opera na Igreja, e, por meio dela .A obra que cabe à Igreja realizar é realmente sobrenatural. Deus, na sua infinita bondade, usa homens naturais. Importa que cada um que deseja ser usado pelo Senhor humildemente a Ele se sujeite, seguindo em tudo a sua orientação. Para ter a vitória mo seu serviço para Deus, importa que a Igreja jamais permita que orientações ou idéias vindas de outras fontes a influenciem, mas somente as que vêm da parte de Deus.
c) Deus estabeleceu os diferentes cargos para o serviço na Igreja -  assim como firmas e sociedades têm os seus esquemas operacionais dos quais constam os diferentes cargos e as suas relações mútuas, assim Jesus também determinou quais diferentes funções devem haver na Igreja, e o seu funcionamento. Quando todos os cargos que Deus determinou para a Igreja local estiverem em pleno funcionamento, haverá eficiência no trabalho e reinará boa ordem. Não convém criar novos tipos de cargos, nem deixar de usar aqueles que Jesus ordenou que existissem. Ele é o líder da Igreja, tem o direito de determinar sobre este assunto.  Cargos de pastor, diácono e cooperadores são definidos.
d) Os que servem na Igreja devem fazê-lo sob a direção do Senhor. Ninguém que ocupar uma função na igreja é autônomo, porque a todos foi entregue um trabalho através do qual eles servem da parte de Cristo (2 Co. 5:20).
e) A Igreja, cujos ministros trabalham conforme o padrão divino é abençoada –Quando um servo de Deus, seja um ministro, um diácono ou de qualquer outro cargo, atentar para aquilo que lhe cabe cumprir, estará glorificando o seu ministério (Rm. 11:13). Quando estiver militando legitimamente, (2 Tm. 2:5),  Deus coroa o seu trabalho com uma manifestação sobrenatural. Deus dá orientação divina para o serviço e faz que seu ministério seja honrado.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

A Igreja é edificada e cresce quando o pastor com todos os seus cooperadores e os cristãos em sua totalidade estiverem trabalhando conforme o padrão. Ef. 4:14-15.
  
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eurico Bérgsten, 1978.