Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

196ª Semana - Cl. 3:16 - O Lugar da Palavra de Deus na Igreja

Buscar

Categorias

04

Fev

196ª Semana - Cl. 3:16 - O Lugar da Palavra de Deus na Igreja

Texto Chave:

“A Palavra de Cristo habite em vós abundantemente”. Cl. 3:16
 
Objetivo da Lição: 

Entender que a obediência à palavra de Deus é o leito onde corre o rio do despertamento.
 
Enfatizar:
 
a) A Bíblia – A base e a estrutura da Igreja  -A Igreja em Jerusalém – uma igreja padrão. Em toda parte do mundo têm sido feitas referencias à igreja em Jerusalém, como um exemplo de que maneira deve ser e funcionar uma igreja. A força espiritual que caracterizava aquela igreja é impressionante. Em tempos de maiores perseguições ela sempre se conserva unida e com uma força espiritual inabalável.  Sempre crescia tanto na vida espiritual como em número (Atos 9:31). A causa desta vitoria singular deve-se também à Palavra de Deus, que de modo pleno dominava a igreja, dando-lhe base sólida e estrutura resistente.  Em tudo a igreja se apoiava na Palavra de Deus. Ainda hoje a Palavra de Deus é a base da Igreja. 
b)A Bíblia é a fonte da doutrina -  Uma igreja sem doutrina torna-se raquítica e fraca, sem resistência diante das tentações do mundo. Ela é facilmente levada em roda por “todo o vento de doutrina Ef. 4:14. Mas quando recebe a doutrina é confirmada e exortada  a permanecer na fé. Ela cresce porque recebe alimento sólido. (Hb. 4:12; Mt. 4:4; Jr. 15:16; Sl. 119:103). Precisamos ensinar a Palavra de Deus, sejamos constantes e quando tivermos ensinado, então tornamos a ensinar!
c) A Bíblia – A mensagem da Pregação –  a pregação na igreja primitiva não era uma exibição de arte oratória baseada em sabedoria humana, mas sim uma proclamação cheia de fé e de poder (At. 6:8) da Palavra de Deus que haviam recebido (1 Co.11:23). Era uma demonstração de Espírito e de poder (1 Co.2:4). Na primeira pregação, no dia de Pentecostes, (At. 2:18-32) todos os 15 versículos que compõem a referida pregação são citações das Escrituras ou referencias à morte e à ressurreição de Jesus.
d) A ordem que recebemos é “PREGAI O EVANGELHO”. (Mc. 16:15). O valor de um culto ou duma pregação está na Palavra de Deus que é apresentada. Existe o perigo  da pregação da Palavra de Deus ser substituída por outros tipos de programas como hinos, musicas, poesias, teatros etc. Todas essas coisas têm o seu valor e seu lugar, porém, coisa nenhuma poderá jamais substituir a Palavra de Deus.  
 
Ajuda para desenvolver a lição:

A Bíblia é a garantia de que a Igreja continuará no trilho da sã doutrina. Em tempos de transição entre gerações num movimento evangélico  baseado na doutrina, existe sempre a possibilidade da nova geração não vir a manter a linha doutrinária dos pioneiros, mas aderir a uma linha mais liberal. Se todos da nova geração nas igrejas de hoje, derem a Bíblia o PRIMEIRO LUGAR nas suas vidas e deixarem que ela domine os seus pensamentos, então, eles sentirão temor de Deus para jamais permitirem a remoção da verdade. (Pv 22:28).
  
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eurico Bérgsten, 1978.