Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

197ª Semana - Atos 12:5 - A Igreja deve Permanecer em Oração

Buscar

Categorias

07

Fev

197ª Semana - Atos 12:5 - A Igreja deve Permanecer em Oração

Texto Chave:

“Pedro era guardado na prisão, mas a Igreja fazia continua oração por ele a Deus”. Atos 12:5
 
Objetivo da Lição:

A oração fervorosa é o meio principal para se obter o despertamento que converte as almas.
 
Enfatizar:
 
a) a Igreja em Jerusalém nasceu sob a oração – Logo após a ascensão de Jesus os discípulos se reuniram no cenáculo para em oração esperar a promessa do Pai. (At. 1:12-13). Eles perseveraram unânimes em oração e súplicas e enquanto oravam Deus preparava os seus próprios corações para receberem a benção esperada. Todos foram cheios do Espírito Santo (At. 2:1-4). A atmosfera da Igreja era de oração.
b)A operação contínua do Espírito Santo é vinculada a uma vida de oração – Em Atos dos apóstolos observamos duas linhas que correm paralelas: a oração e a operação do Espírito Santo. Todas as atividades temporais estão sujeitas a modernização, porem no trabalho espiritual, Deus jamais permitiu algum método substituir a oração. Qualquer igreja que deseja uma operação do Espírito Santo, precisa entrar no caminho da oração. A Bíblia inspira a fé, mostrando que isto dá resultado! Mt. 7:7.  E aos que não desejam orar, a Bíblia diz: “Nada tendes porque não pedis”. Tg. 4:2.
c) O Espírito Santo é o espírito de oração – Um povo que vive em renovação do Espírito Santo destaca-se de outros grupos religiosos pela grande diferença que se observa na sua vida de oração.  As suas orações são mais fervorosas, alegres e poderosas. Isto, é, porque o Espírito Santo que neles opera é o Espírito de oração (Zc. 2:10). As línguas estranhas que recebemos como sinal do batismo com o Espírito Santo, são um meio maravilhoso de comunicação com Deus na oração. 1 Co. 14:15.  A Bíblia fala de uma oração constante: “Orai sem cessar” 1 Ts. 5:17. “Vigiar em todo o tempo, orando”. Lc. 21:36; Ef. 6:18. “Perseverar em oração”. Rm 12:12; Cl. 4:2; At. 2:42.
d) A oração abre o caminho para a conversão de almas – O grande numero de conversões registradas nos Atos dos apóstolos, está vinculado de modo incontestável à vida de oração fervorosa que a Igreja em Jerusalém vivia. Quando a Igreja ora, Deus prepara aqueles que oram, para que sejam instrumentos para a salvação dos pecadores. Pela oração Deus dá aos pregadores a mensagem que convence. Pela oração à igreja recebe poder para vencer as forças do mal que querem impedir à salvação e libertação dos pecadores. (Mt. 12:29).
 
Ajuda para desenvolver a lição:

A oração é trabalho. Existem cristãos que lamentam não terem recebido nenhum convite para ocuparem um cargo na igreja. Existe porem, um grande e importante serviço, em que sempre há vaga, isto é, na ORAÇÃO.  Oração é um serviço a Deus. Deus recompensa aos que oram. (Mt. 6:6).
  
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família)

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eurico Bérgsten, 1978.