Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

199ª Semana - Atos 4:32 - A União na Igreja

Buscar

Categorias

23

Fev

199ª Semana - Atos 4:32 - A União na Igreja

Texto Chave:

“Era um o coração e a alma da multidão dos que criam”. Atos 4:32
 
Objetivo da Lição:

Cada cristão deve aprender a promover a união e abster-se das coisas que trazem conflitos, pois a união na igreja é um fruto do esforço dos seus membros.
 
Enfatizar:
 
a) Atos 2:42. A união dos cristãos em Jerusalém era uma coisa que de modo singular, caracterizava aquela igreja. Jamais antes tinha sido vista uma união tão elevada. Não se tratava de uma união de parentes, da mesma raça ou do mesmo nível sócio-cultural. Não! Deus havia derrubado a parede da separação unindo na igreja judeus e gentios. Ef. 2:14-18. Havia costumes, níveis sociais e culturais desiguais, porém a Bíblia afirma:  “todos os que criam estavam juntos”. At. 2:44 e “perseveravam unânimes”. At. 2:46.
b) Como era possível uma união tão sublime? Poderá ela existir ainda hoje?  A Bíblia diz: “Se andarmos na luz como Ele na luz está temos comunhão uns com os outros”. 1 João 1:7. Na luz o homem é lavado dos seus pecados e transformado numa nova criatura, recebendo uma nova vida, em Jesus ( Cl. 1:27; 3:4).
c) A comunhão entre os cristãos na dispensação da graça deve, conforme o plano de Deus, ser exercida na igreja. Uma das finalidades da morte de Jesus era “unir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos”. Jo. 11:52. Através do convite à salvação fomos chamados “num só corpo”. Cl. 3:15. A união entre os cristãos tem por base a união individual de cada cristão com Jesus.
d) As bênçãos da união. Quando a Igreja vive cheia do Espírito Santo, a união funciona em sua plenitude. A Igreja se torna uma ante-sala do céu. Vejamos algumas bênçãos disso: 1) Os cristãos sentem apoio espiritual para a sua vida.  Que riqueza é chegar à igreja e sentir o ambiente fraternal! Sl. 133:1. 2) Na Igreja levamos as cargas uns dos outros (Gl. 6:2). Existem cargas que cada um tem de levar sozinho, mas existem também cargas em que podemos ajudar uns aos outros. 3) A união nos faz fortes. Uma ovelha sozinha é facilmente arrebatada, mas quando está com o rebanho, é protegida.  Uma pedra sozinha pode ser levada ou jogada, porem quando estiver edificada dentro do muro, é mais difícil tirá-la.(1 Pd. 2:4,5). Uma brasa sozinha, isolada, facilmente pode se apagar, mas junto com as outras manterá o fogo aceso. 4) Uma igreja que vive em união, tem um testemunho maravilhoso. Jesus disse que através dessa união o mundo conheceria que Ele foi enviado por Deus. (Jo. 17:21,23).  
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Pela união o mundo conhecerá também os verdadeiros discípulos de Jesus. (Jo. 13:35). Enquanto o ódio e a desunião dominam o mundo de hoje, existe um povo que vive em verdadeira união.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eurico Bérgsten, 1978.