Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

201ª Semana - Salmo 1:2 - Duas Maneiras de Viver

Buscar

Categorias

04

Mar

201ª Semana - Salmo 1:2 - Duas Maneiras de Viver

Texto Chave:

“Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. Salmo 1:2
 
Objetivo da Lição:

Desta vida para a outra só há dois caminhos à nossa escolha: o da salvação – Cristo, e o da perdição – o do pecado.
 
Enfatizar:
 
a)  A maneira de viver do ímpio; o caminho do pecado – Rm. 3:1-23. A humanidade anda por dois caminhos no mundo. Um deles é o caminho dos pecadores, o conselho dos ímpios, a roda dos escarnecedores, o caminho do pecado. Pecado é toda sorte de transgressão ou desobediência. Pecado significa errar o alvo e isto traduz a queda espiritual dos nossos primeiros pais, cujos funestos efeitos se reproduzem e se multiplicam em cada nova criança que nasce (Sl. 51:5). Quando o homem peca se afasta de Deus. Jesus é o caminho de volta para Deus. (Is. 55:7;Jo. 14:6). O pecado não procede de Deus. Veio de Satanás e pela serpente passou a Eva, Adão e a toda a geração humana. (Gn.3:6,5). O pecado é altamente contagiante. (Rm. 3:23; 5:12).  Deus abomina o pecado (Rm. 6:23; Ez. 18:4).  A morte de Cristo nos resgatou da maldição do pecado e agora estamos livres de condenação e não necessitamos mais viver no caminho dos pecadores. (Rm. 6:23).
b) O pecado é responsável no mundo pela morte física. A humanidade poderia viver eternamente aqui neste mundo se tivesse se mantido fiel na primeira prova. Foi impossível ao homem coabitar com Deus. A fonte da verdadeira vida é Deus e longe dele somente há escuridão e morte.   
c) A maneira de viver do justo: O caminho da santidade –Sl. 1:1-4.  Para alguém ser santo não necessita ser submetido a processo secular de canonização e afinal ser proclamado, pós morte, com direitos à santidade. Santidade é uma experiência diária na vida dos cristãos que seguem o caminho dos justos. O cristão verdadeiro não anda no caminho dos ímpios, não se detém em nenhum lugar em sua caminhada para a glória e não se assenta na roda dos escarnecedores, onde a blasfêmia, a imoralidade e a perdição imperam. Estamos sentados com Cristo nas regiões celestiais (Ef. 1:3).
d) Temos profundos compromissos para com a palavra de Deus (Js. 1:8). Devemos ter prazer na palavra de Deus (Sl. 119:7), devemos meditar na palavra de Deus e procurar ser edificados na palavra de Deus.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

A prosperidade dos justos é garantida por Deus.  Vida abundante para o seu povo é o que Deus oferece por sua Palavra. O cristão não deve temer o futuro. Basta que mantenha uma vida de comunhão com Deus. O Senhor conhece o caminho do justo. Podemos descansar nas ricas e maravilhosas promessas do Senhor. Teremos vida abundante se nos mantivermos fiéis a Ele.  
 
SUGESTÕES:

(Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eurico Bérgsten, 1978.