Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

204ª Semana - Salmo 23:1 - O Pastor Perfeito

Buscar

Categorias

04

Abr

204ª Semana - Salmo 23:1 - O Pastor Perfeito

Texto Chave:

“O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”. Salmo 23:1
 
Objetivo da Lição:

Cristo como o nosso pastor, protege, alimenta a vela com amor e mansidão suas ovelhas, conduzindo-as deste mundo para o eterno lar. 
 
Enfatizar:
 
a)  Dos Salmos, o 23 é o mais belo e o mais cantado. Talvez Davi o tenha composto quando ainda pastoreava os rebanhos de seu pai. Cuidando das ovelhas de seu pai, ele saberia, também, cuidar das ovelhas do Senhor. Assim não ocorreu com Saul o seu antecessor. Saul cuidava de jumentas quando foi chamado para servir. Isso é sintomático. Há muita diferença entre cuidar de jumentas e de ovelhas.
b) João 10:1-10.  O salmo 23 contém uma mensagem rica de beleza espiritual, que fala ao coração de todo fiel filho de Deus. É o Salmo do Pastor Perfeito, aquele que guia sabiamente, orienta carinhosamente, sustenta amorosamente, consola docemente e fortalece alegremente as suas ovelhas.   
c) Três atitudes devemos tomar em relação ao Pastor Perfeito. Em primeiro lugar devemos Conhecê-lo. O conhecimento experimental é a chave da apropriação dos benefícios outorgados pelo Pastor. Em segundo lugar, devemos decidir tê-lo como nosso Pastor, para que não seja mera teoria o nosso conhecimento. O salmista fez questão de dizer que o Senhor era o seu Pastor, o pastor pessoal de sua vida. Em terceiro lugar, devemos tomar o lugar de ovelhas e aprender a depender dele. Essa atitude de renuncia, de entrega, de dependência é que nos introduz no aprisco, onde passamos a sentir a beleza de ser ovelha do Pastor Perfeito – CRISTO.  
d) Tornar-se ovelha de Cristo e tê-lo como supremo pastor significa encontrar a porta do descanso sempre aberta. O pecado cansa, abate e tira nossas forças. Mas em Cristo nossas almas encontram descanso (Mt. 11:28,29). O evangelho é a provisão de descanso para a alma aflita e cansado do pobre pecador. O evangelho não é uma lei seca que escraviza o homem, mas é a lei da liberdade que o faz descansar nos braços de Jesus.
e) Jesus quer que a sua igreja tenha em abundancia orientação, consolo e proteção. A orientação que o Senhor dá ao cristão resulta da própria comunhão que ele estabelece com o Senhor. Não importa aonde vamos, se vamos com o Senhor. Não importa aonde estamos, se estamos com o Senhor. O segredo é estar com o Senhor. É tê-lo ao nosso lado ainda que seja no vale da sombra da morte. É melhor estar na favela com Cristo do que no palácio sem Ele. È melhor comer angu com ele à mesa do que filé sem sua presença. A benção da presença de Cristo é indispensável a cada ovelha que deseja estar sob as bênçãos do Pastor Perfeito.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

É maravilhoso sentir que as misericórdias do Senhor não têm fim e são a causa de não sermos consumidos! Vivemos de tal maneira para entrarmos na habitação eterna e estarmos para sempre com o Senhor.   
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eurico Bérgsten, 1978.