Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

211ª Semana - Is. 9:8 - Jesus Cristo – o Príncipe da Paz

Buscar

Categorias

13

Jul

211ª Semana - Is. 9:8 - Jesus Cristo – o Príncipe da Paz

Texto Chave:

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz”. Is. 9:8
 
Objetivo da Lição:

Aprender que Cristo quer se nossa paz perfeita, habitando pela fé em nossos corações.  
 
Enfatizar:
 
a) A Bíblia nos assegura que Deus é o Deus de paz. Existe a falsa paz, a paz que o mundo oferece (Jo. 14:27). É uma paz ilusória, transitória e perecível. A paz de Deus é a paz que enche os corações. (Fp. 4:7). O Salmo 72 é profético e messiânico. Nele podemos encontrar a descrição sublime da excelência, justiça e gloria do reino do filho de Davi, prefigurando o reino do Messias prometido. O verso 7 fala de abundância de paz.  Os homens têm estado em guerra há milênios. Isto se deve ao fato de estarem longe do seu Criador, num estado de rebelião e indiferença permanentes. Sem Deus não pode haver paz. A Bíblia é enfática em declarar que Deus é um Deus de paz.  (Rm. 15:33; 2 Co. 13:11). A paz que o mundo espera só a alcançara quando se render aos pés do Deus de paz. A Igreja tem paz por causa do seu Deus, o maravilhoso Deus da Paz.  
b) Ao receber a inspiração profética do Espírito de Deus, Isaías predisse os nomes que definiriam a personalidade, o caráter e o reino de Jesus Cristo. Um dos títulos mencionados em seu livro é este: Príncipe da Paz. Durante todo o seu ministério terreno, Jesus procurou levar a paz aos corações. Aos seus discípulos ele declarou solenemente: “Deixo-vos  a minha paz”. Sabemos que futuramente o Senhor reinará sobre a terra e seu reino, reino de paz perfeita, será um modelo de justiça e paz, nunca atingido pelo homem. Cristo tomou sobre si as nossas dores, crimes e castigo. O castigo que nos traz a paz estava sobre ele (Is. 53:5). Não temos que esperar pelo milênio para dar testemunho da paz de Cristo, pois ele já a derramou em nossos corações. Ele veio pregar a paz entre os homens (Ef. 2:17). Os ímpios, portanto, não têm paz, mas os salvos a possuem em Cristo Jesus, o Príncipe da Paz.
c)  Que devemos fazer para desfrutar da benção de Cristo em nossa vida, na condição de Príncipe da paz? 1) Devemos buscar a paz – ela não virá como por encanto, por um processo mecânico ou automático. É nosso dever buscá-la. E como ela está em Cristo, que é o Príncipe da Paz, para alcançar a verdadeira paz, é preciso primeiro encontrar o verdadeiro Cristo. A paz é encontrada na comunhão íntima com aquele que deu a sua vida em nosso lugar, para apagar a mancha do pecado, substituindo-a pela paz interior. Paz com Deus, com o próximo e paz conosco mesmo. 2) Devemos amar a paz – Devemos abrir o nosso coração para Cristo, amando a paz que ele nos oferece. Para amar a paz, devemos odiar a guerra, temos de ser contrários à violência, à força das armas, à manifestação de hostilidades contrárias ao espírito pacífico dos verdadeiros filhos de Deus. (Mt. 5:9; Zc. 8:19). 3) Devemos seguir a paz – (1 Pd. 3:11). Andar nos trilhos da paz significa viver de modo a permitir que ao nosso redor haja a fragrância da paz de Cristo, como instrumentos de Deus em um mundo que perece. Devemos seguir a paz com todos (Hb. 12:14).
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Se buscarmos a paz somos pacíficos. Se amamos a paz, somos pacifistas. Se  seguimos a paz somos pacificadores. A Bíblia diz: “Bem-aventurados os pacificadores porque eles serão chamados filhos de Deus”. Serão conservos de Jesus, o Príncipe da Paz.
 
SUGESTÕES:

(Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Eurico Bérgsten, 1978.