Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

214ª Semana - Ec. 12:13 - Ética Cristã X Ética dos Homens

Buscar

Categorias

16

Jul

214ª Semana - Ec. 12:13 - Ética Cristã X Ética dos Homens

Texto Chave: 

“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem”. (Ec. 12:13).
 
Objetivo da Lição:

Entender que o cristão como o sal da terra e luz do mundo, não só deve ser diferente, mas seu comportamento como cristão deve ser um referencial para a sociedade. 
 
Enfatizar:
 
a) Entender o que é certo e o que é errado, num mundo em que estão invertidos os valores morais gravados por Deus na consciência do ser humano e ao mesmo tempo exarados no Livro do Senhor, não é tarefa fácil. Graças a Deus, temos o maior e melhor referencial ético que o mundo já conheceu: a Palavra de Deus. Ela é lâmpada e luz divina, tanto para nosso ser interior como para nosso viver exterior.  
b) A ética é um aspecto da filosofia. A Filosofia está segmentada em seis sistemas tradicionais: Política, Lógica, Gnosiologia, Estética, Metafísica e Ética que é o objeto de nosso estudo. Dentre suas muitas acepções, filosofia é o saber a respeito das coisas, a direção ou orientação para o mundo e para a vida e, finalmente, consiste em especulações acerca da forma ideal de vida. Em suma, é a história das idéias. Tudo isto sob a ética humana. Precisamos aferir o pensamento humano com os ditames da Palavra de Deus que são terminantes, finais. O homem, seja ele quem for, é criatura, mas Deus é o Criador (Os. 11:9; Nu. 23:19; m. 1:25; Jó 38:4). Todos os campos de pensamento e de atividades têm suas respectivas filosofias. Há uma filosofia da biologia, da educação, da religião, da sociologia, da medicina, da história, da ciência, etc.
c)  Ética é, na prática, a conduta ideal e reta esperada de cada individuo. Na teoria, é o estudo dos deveres do individuo, isolado ou em grupo, visando a exata conceituação do que é certo e do que é errado. Ética Cristã é o conjunto de regras de conduta, para o cristão, tendo por fundamento a Palavra de Deus. Para nós, crentes em Jesus Cristo, o certo e o errado devem ter como base a Bíblia Sagrada, a nossa “regra de fé e prática”.
d) O cristão verdadeiro na sua fé e fiel ao seu Senhor, terá sempre no manancial da Palavra de Deus tudo o que carece sobre a ética, na sua expressão prática em forma de conduta, compostura, costumes, usos, hábitos e práticas diuturnas da nossa vida para agradar a Deus e dar bom testemunho diante dos homens.  
 
Ajuda para desenvolver a lição:

As abordagens éticas humanas são todas contraditórias. Como seus autores, humanos e falhos. Uma procura suprir as deficiências das outras. As abordagens éticas conflitam entre si, deixando um rastro de dúvida e confusão em sua aplicação. Por isso devemos ficar com a Palavra de Deus, que não confunde o cristão, nem pode ser deixada de lado ao sabor dos meios, dos fins ou das situações. A palavra de Deus satisfaz plenamente.  
 
SUGESTÕES:

(Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, CPAD, Comentarista Antonio Gilberto, 2002.