Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

217ª Semana - Sl. 139:13,14 - O cristão e o aborto

Buscar

Categorias

20

Jul

217ª Semana - Sl. 139:13,14 - O cristão e o aborto

Texto Chave:

“Pois possuístes o meu interior; entretecestes-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem”.( Sl. 139:13,14).
 
Objetivo da Lição:

Diante do valor da vida humana, concedida por Deus, no ventre materno, o aborto provocado é um crime praticado contra uma vida inocente e indefesa. 
 
Enfatizar:
 
a)  O índice de abortos no século passado foi revoltante e virulento. Só no Brasil, a Organização Mundial de Saúde calcula que houve 5 milhões. O Instituto Gallup concluiu que 58% dos brasileiros são favoráveis a ele. Em Tiago 2:13 diz que “o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia”. O movimento feminista, antibiblíco e anticristão, alardeia o direito de a mulher usar seu corpo como ela quiser, sem levar em conta a vida do feto indefeso. E o Cristão? Como se deve posicionar? Nós não somos donos de nada; Deus é que é.
b) O Termo aborto e a visão bíblica – A palavra aborto vem do latim, abortum, do verbo abortare, com o significado de “pôr-se o sol, desaparecer no horizonte e, daí, morrer, perecer”.  Na Bíblia, o referido termo e seus cognatos aparecem em Jó 3:16; Sl. 58:8; Ec. 6:3). Segundo o Grande Dicionário de Medicina, aborto “é a expulsão espontânea ou provocada do feto antes do sexto mês de gestação, isto é, antes que o feto possa sobreviver fora do organismo materno...”. Não há qualquer referencia bíblica que dê margem ao ato do aborto provocado, pois trata-se de um ato em que a vida de um ser indefeso é ceifada.
c) Entendemos que a alma e o espírito são colocados por Deus no embrião, com a concepção. É oportuno dizer aqui que a vida humana, do seu inicio ao fim, está em grande parte encoberta por um véu de mistério que só o próprio Criador e Sustentador conhece. (Zc. 12:1). Mesmo sem ser uma pessoa completa, o embrião não é subumano. É  uma pessoa em formação em potencial. Da primeira a oitava semana (2 meses), completam-se todos os órgãos, apresentando inclusive as impressões digitais. Aos três meses, no útero, o bebê já está formado, esperando crescer para vir à luz. Mesmo como um ovo, ou feto, desde a concepção, cremos que o bebê não só tem vida, mas possui alma e espírito dentro dele.
d) Há vários casos em que a sociedade alega razões para a prática do aborto, como Aborto natural, aborto acidental e aborto por razões eugênicas (evitar o nascimento de crianças deformadas ou retardadas).  
 
Ajuda para desenvolver a lição:

O cristão tem a ver com Cristo e a Bíblia, e não com o mundo e o seu modo de viver e agir. Com exceção do caso em que a vida não totalmente desenvolvida do bebê constitui-se uma ameaça de morte para a vida plenamente  desenvolvida da mãe, não há motivo justificável  à luz da Bíblia para a realização do abortamento. Precisamos agir de acordo com a ética cristã, levando-se em consideração, sempre, a santidade da vida.  (2 Co. 5:10).
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Lições bíblicas da CPAD. Elinaldo Renovato. (2002).