Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

276ª Semana – Valores Indispensáveis

Buscar

Categorias

14

Set

276ª Semana – Valores Indispensáveis

Texto Chave: “Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até o fim”. Hebreus 3:14
 
Objetivo da Lição: Levar o estudante a crer no valor do sangue de Jesus para purificar os pecados; entender qual é o sacrifício que o Senhor requer do cristão pela fé.   
 
Enfatizar:
a) A Epístola de Hebreus apresenta três elementos para o exercício da vida cristã, a saber: 1) O sangue de Cristo (Hb. 9:22); 2) A Fé (Hb. 11:6) e 3) A Santificação (Hb. 12:14).  Vamos ver a importância desses elementos e os benefícios que trazem ao Corpo de Cristo, e os perigos de negligenciá-los, não lhes dando a devida atenção e prioridade.
b) Sem o sangue de Jesus é impossível obter perdão – 1)A contaminação pelo pecado – (Rm. 5:17) – A natureza do pecado se espalhou pela humanidade a partir de Adão. A morte espiritual ocorreu com a separação de Deus, sendo a sua forma final a morte eterna. Mesmo assim Deus deu a eles e a nós uma oportunidade de retornamos à vida e sermos libertos do pecado.  Deus estabeleceu meios para que o homem restabelecesse a comunhão com Ele. No Antigo Testamento os patriarcas e profetas aprenderam a sacrificar animais em holocaustos, apresentando o sangue a Deus para expiação dos seus pecados. Na Nova aliança Deus enviou o Espírito Santo, que concebeu no útero de uma virgem chamada Maria uma criança santa e sem pecado, Jesus Cristo.  O Seu sangue era puro e qualificado para lavar os nossos pecados. 2) A remissão dos pecados – (1 Jo. 1:7-9). Só obtemos o perdão dos pecados pela purificação feita pelo sangue de Jesus. É um grande perigo para o cristão negligenciar o sangue de Jesus em sua vida.
c) Sem fé é impossível agradar a Deus – A fé requer que formemos uma base para nossas respostas não no que vemos, mas no que Deus fala. Trata-se de uma certeza, uma confiança inabalável sobre alguma coisa que você tem dúvida e que receberá ou acontecerá.  Os perigos ao se negligenciar a fé: não agradar a Deus; tornar-se impacientes e, com isso, não obter respostas ás orações, perder a esperança, tornar-se obcecado em seus problemas, em vez de colocá-los sobre o Senhor, enfraquecer o verdadeiro amor, deixar crescer o sentimento de medo e deixar de ouvir a voz de Deus, através da Sua Palavra, e não conseguir vencer o mundo.
d) Sem a Santificação ninguém verá o Senhor – Santificação significa separar do profano para o sagrado, consagrar para Deus e Seu serviço. É um processo que começa com a limpeza do pecado feito pelo sangue de Jesus e continua com o aperfeiçoamento e controle do nosso comportamento, para o qual somos instruídos pela Palavra de Deus. Somos chamados para a santidade (1 Co. 1:2; 2 Tm. 1:9; 1 Pd. 1:15,16). Isso vai exigir esforço e determinação de nós, tendo em vista que a carne está sempre influenciando para perdermos a santidade. (Rm. 8:4-14; Gl. 5:16,17).Precisamos nos comprometer com padrões de santidade que estão estabelecidos na Palavra de Deus e isso exigirá uma constante vigilância e que nos avaliamos e firmamos pactos e objetivos a serem cumpridos. Deus é santo e só pode habitar em um lugar que também seja santo. Perigos em não buscar a santidade: não contemplar a face de Deus, perder a intimidade e o conhecimento de Deus; perder a condição de morada de Deus, visto que Ele é santo e o nosso corpo, que é Seu santuário, tem que ser santo; aceitar o evangelho como prática, porém negá-lo com o comportamento, não sendo testemunha fidedigna Daquele que nos chamou; não ser motivo de glorificação a Deus, e sim de escândalo e vergonha; entristecer o Espírito Santo e perder as bênçãos inerentes ao Consolador.
 
Ajuda para desenvolver a lição: Abordamos três condições insubstituíveis, fundamentais sem as quais não recebemos as maiores bênçãos da parte de Deus, a saber: 1) O Sangue de Jesus – sem o qual nossos pecados não serão perdoados; 2) A fé – sem a qual não poderemos agradar a Deus e 3) A Santificação – sem a qual ninguém verá o Senhor. Não adianta apossar-se de apenas uma delas. Uma é conseqüência da outra, e as três se completam para garantir a vida eterna com Cristo Jesus àqueles que forem vigilantes para conservá-las.  
 
SUGESTÕES: (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 . Pesquisa efetuada na: Lições da Palavra de Deus, Ed. Gospel, nº 17,Pr. Samuel.