Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

277ª Semana - O Perigo da Perda da Visão em Jesus

Buscar

Categorias

23

Set

277ª Semana - O Perigo da Perda da Visão em Jesus

TEXTO CHAVE:
“E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado”. João 3:14


OBJETIVO DA LIÇÃO:
Entender que o pecado traz prejuízo; ter consciência de que a atitude correta do cristão é olhar para o alvo, que é Jesus.


PONTOS A ENFATIZAR
A)  Vamos estudar a importância do cristão ter os olhos fixos em Jesus, assim estará ocupado em não perder o alvo. Olhar para Jesus é contemplá-Lo nas Escrituras; assim reconhecemos as Suas obras, observando o que Ele promete e também o que Ele pede de nós. Então encontramos nossa restauração, nosso resgate e nossa paz em Seu sangue derramado e desfrutamos de Suas promessas, Seu descanso e acalentamos nossa alma com a satisfação de nossas necessidades.
B) A descrição de todo o capítulo 11 de Hebreus mostra as vitórias obtidas através da fé, que são citadas para nos animar, como exemplos de persistência em andar na visão e nos planos do Senhor. São testemunhos que aumentam a nossa fé. Todos obtiveram vitória no meio de uma turbulenta prova de fé. Também temos testemunhos daqueles que se esqueceram de olhar para Deus, viveram fases de terrível dificuldade em suas vidas a até mesmo fracassaram. Se Deus o chamou para realizar uma obra, não olhe para trás (Lc. 9:62). Siga em frente, mesmo que algum problema gigantesco se levante contra você. Avance com confiança porque o autor da fé o capacitará a vencer as circunstancias contrárias.
C) Quando olho para Jesus, deixo de lado os embaraços. Embaraços nem sempre são pecados, mas precisamos deixá-los de lado para servirmos a Deus porque podem nos atrapalhar ou fazer com que percamos tempo ou oportunidades preciosas. (Hb. 12:1). Quando olho para Jesus, abandono o pecado. Pecado é todo tipo de transgressão ou desobediência à Palavra de Deus, àquilo que Deus ordena que sigamos, o que significa errarmos o alvo, saímos do objetivo traçado por Deus, obedecendo ao inimigo. Quando desviamos a visão de Cristo, a natureza carnal começa a gerar pensamentos maus e pecados em nosso interior.  
D) A carreira e o alvo – Existem diversos tipos de corridas. As de curta distância, que exigem muita velocidade e uma explosão de força, como as corridas de 100,200,400,800 e 1500 metros, e as mais longas, que precisam de muita resistência para percorrer 2000,3000,5000 ou 10000 metros. Também são famosas as corridas com obstáculos, nas quais o atleta tem que correr e saltar ao mesmo tempo. Outro tipo é a corrida de revezamento, em que um perfeito entrosamento da equipe é necessário. A corrida mais famosa é a maratona com mais de 40 km. Nenhum atleta corre em vão sem ter um alvo definido (Gl. 2:2; Fp. 2:16). Assim, nós também estamos nos esforçando para a maior vitória de todas, a vitória sobre o pecado e o prêmio da vida eterna. Precisamos nos preparar para vencer, pois o inimigo ataca para perdermos o alvo da nossa vocação. (2 Pd. 1:10).  Precisamos suportar o cansaço e correr com paciência suportando as dores, incômodos, sem queixas e com resignação.

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

Olhando para Jesus enquanto percorremos a corrida espiritual proposta, temos a vitória contra o inimigo garantida porque Cristo se manifestou para “desfazer as obras do diabo”. (1 Jo. 3:8b) e ao ressuscitar recebeu um Nome que está acima de todo o nome (Fp. 2:5-11). É perigoso perdermos a visão celestial, deixando de olhar para Cristo e olhar para o mundo a nossa volta, principalmente porque estamos em plena corrida, buscando a vitória.

Sugestões: (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1 – Ouça um louvor
2 – Oração Inicial
3 – Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante
4 – Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Lição Biblica da CPAD do 4ª Trimestre de 2007. Geremias do Couto.