Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

278ª Semana – O Descuido com as Ovelhas

Buscar

Categorias

09

Out

278ª Semana – O Descuido com as Ovelhas

Texto Chave:

“Eu sou o Bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas ovelhas sou conhecido”. João 10:14
 
Objetivo da Lição:

Levar o estudante a compreender o que significa ser uma ovelha de Jesus e considerar-se muito feliz por ter Jesus como seu verdadeiro Pastor.
 
Enfatizar:

a) Uma das mais interessantes comparações feitas por Deus na Bíblia é aquela em que Ele identifica os Seus filhos com as ovelhas (Jo. 10:14; Sl. 95:7).  Ele mesmo é o grande pastor das ovelhas (Hb. 13:20. Ez. 34:31) e providencia as pastagens adequadas, nutritivas e de descanso para nós (Is. 40:11; Ez. 34:15).
b) Características da ovelha – Deus criou a ovelha como uma verdadeira usina de recursos indispensáveis à sobrevivência do ser humano, fornecendo sua pele e lã para proteção e para o frio, sendo a carne das suas crias, os cordeiros, utilizado na preparação de excelentes e nutritivos pratos, e o leite, consumido ou transformado em queijo. A ovelha é um animal resistente suporta grandes intempéries e variações térmicas no calor ou no frio. O comportamento das ovelhas nos ajuda a compreender nossas relações uns com os outros e com Deus. É um animal dócil, indefeso e não possuem um senso adequado para reagirem aos predadores ou inimigos, precisando de constante e atenta proteção dos seus pastores (Sl. 121:3). As ovelhas têm dificuldades para decidir que caminhos devem seguir, necessitando serem guiadas (Sl. 27:11). As ovelhas precisam de cuidado, pois podem estar fracas (crente que está raquítico, desmotivado, tudo está ruim e anda murmurando. Não acompanha o ritmo dos demais e acaba desanimado de seguir com o rebanho, ficando pelo caminho. Temos a ovelha doente, que é o crente que precisa de remédio especial que só pode ser encontrado na Palavra de Deus. Doenças complexas, físicas, emocionais e até como resultado de um ataque maligno. A ovelha quebrada pode ter sido agarrada por um lobo (problema, crise, inimigo, sofreu uma queda, etc), que não despedaçou mas deixou seqüelas. Assim  é o crente que venceu uma luta ferrenha, mas ficou com seqüelas ou caiu e precisa de ajuda para levantar-se e tornar a andar. A ovelha desgarrada é aquele crente que está fora do aprisco, desapareceu da igreja e não participa mais das atividades em que era até mesmo assíduo. Perdeu o rumo, perdeu a direção e se embrenhou no mundo. A ovelha perdida as igrejas têm se ocupado bastante através da obra de evangelização.
c) O pastor de ovelhas – O pastor de um rebanho de crentes não chega a essa posição por ambição pessoal, roubando ovelhas de outros apriscos e cheio de interesses próprios. Precisa ser uma pessoa chamada por Deus para cuidar do Seu povo (At. 13:2; 1 Co. 12:28; Ef. 4:11). O mau pastor não fortalece as ovelhas fracas, não curam as doentes, oprimem as ovelhas, são duros e ríspidos em vez de serem amorosos. Esse é o tipo do pastor mercenário que se aproxima das ovelhas com o espírito de ganância e de oportunismo. As ovelhas acabam aflitas (Zc. 10:2).
d) Jesus o Bom Pastor – Deus é o Senhor e dono de todas as ovelhas. Ele mesmo é a entrada para o aprisco celestial, dirigindo o Seu povo com paz e segurança. Ele conhece cada ovelha, dá proteção e paz, lidera o rebanho e resgata Suas ovelhas.
e) Perigos que rondam a igreja – A troca do estilo de ovelha pelo de supercrente. Se não nos colocarmos na posição de ovelhas, estaremos insensíveis às dificuldades que surgem no nosso caminho e que pode atingir qualquer ovelha do rebanho. Sem o alimento adequado, as ovelhas perdem as forças. A ovelha desgarrada precisa de amor. Os lobos são os falsos profetas que trazem alimento estragado (falsas profecias) para adoecer as ovelhas. Quando não oramos ao Senhor, corremos o risco de não termos pastores segundo o coração de Deus. Ovelhas sem pastor ficam aflitas e são presas fáceis do inimigo. Não podemos deixar de orar constantemente pelos nossos pastores.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Para que as ovelhas cresçam e produzam, é necessário que recebam alimento saudável. Ao que tudo indica muitos pastores, atualmente, não estão alimentando seus rebanhos com a salutar Palavra de Deus. Mas aqueles a quem Deus confiou um rebanho serão cobrados pelos bons serviços prestados.   

 
SUGESTÕES: (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 . Pesquisa efetuada na: Lições da Palavra de Deus, Ed. Gospel, nº 17,Pr. Samuel.