Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

349ª Semana – Propósitos de Deus para Nossa Vida

Buscar

Categorias

01

Abr

349ª Semana – Propósitos de Deus para Nossa Vida

LEITURA BÍBLICA: 1 Co 2:9-15

TEXTO CHAVE: “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do Senhor permanecerá”. Pv. 19:21

OBJETIVO DA LIÇÃO: Você vai acreditar que Deus tem para nós muito mais do que aquilo que pedimos. Entender que os propósitos de Deus se cumprem em nós no tempo determinado por Ele e proceder de maneira que eu possa alcançar os propósitos de Deus.

PONTOS A ENFATIZAR

A)  Nesta lição, serão abordados assuntos importantes como poder de Deus, Seus atributos, Sua soberania, os propósitos de Deus para os cristãos e os segredos para que os seus propósitos se cumpram. 

B) Deus é Todo-Poderoso -  Deus tem propósitos para a vida de cada um de nós. Há propósitos que são comuns e gerais: a libertação do pecado e dos vícios, a salvação, a vida eterna, a saúde, a paz, a alegria, a prosperidade. Ele é Eterno, Onisciente, Onipresente, Onipotente, Soberano. Deus promete algo para nós, mas, de repente, acontecem situações adversas, desafiando a nossa fé em Deus e a nossa certeza de alcançarmos a vitória. Todas essas coisas acontecem porque Deus tem propósitos para cada um de nós.

C) Deus tem propósitos para cada cristão – Desde o princípio do mundo, Deus firmou propósito com o homem. Primeiramente, no sentido de oferecer a benção da salvação a toda humanidade. Depois, particularmente com todo aquele que se dispuser a obedecer a Ele. Sempre que Deus queria revelar ao homem algum fato eminente, ele o fazia por meio de profecias ou de sonhos. Por exemplo, podemos ler em Gn. 12:1-3 chamada de Abrão, a chamada de Jose (Gn, 37:5-11); a chamada de Davi (1 Sm. 16). Não nascemos por acaso. Todos temos sido chamados para cumprir um propósito especial do Senhor (Pv. 12:21; Ec. 3:1).

D) Segredos para alcançar os propósitos de Deus – Deus usa muitos e variados meios para nos preparar a fim de que estejamos prontos para que os Seus propósitos se cumpram em nossa vida.  Todo cristão deve entender que as coisas não acontecem com ele por acaso. Por isso, não deve murmurar, questionar ou desanimar, mas aceitar as lutas e as adversidades como um tratamento de Deus para o seu crescimento. Quando paramos diante de obstáculos ou pensamos em recuar, não estamos vendo aquilo que Deus tem para nos dar. O segredo de Abraão, Jose, Davi e tantos outros para chegar a vitória foi porque creram em Deus e consideraram as lutas menores do que aquilo que esperavam alcançar de Deus e seguiram a direção dada pelo Senhor. Nosso segredo é justamente alimentar a esperança para não perder o propósito de Deus para a nossa vida.

E) É um privilégio participar dos propósitos divinos – A única pessoa que pode impedir que os propósitos divinos se cumpram em sua vida é você mesmo. Deus não muda Seus propósitos (Pv. 19:21). Os propósitos de Deus para Israel e para a humanidade não foram cancelados. O seu e o meu também não serão. Aprendemos que é um privilégio para nós participar dos propósitos de Deus. Ele nos dá oportunidade de alcançar bênçãos, de ser usados para colaborar no Seu reino, de ajudar outras pessoas. O maior e mais importante propósito de Deus para nós é a salvação e a vida eterna. Depois, todos os outros propósitos serão alcançados.

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO: Todos nós precisamos ouvir e entender a voz de Deus; buscar um avivamento espiritual e dar lugar ao Espírito Santo. É importante renovar a aliança com o Senhor, buscar fortalecimento da fé, através do jejum, da oração, do estudo da Palavra, do convívio e da união com os irmãos. Não pare! Não desista! Creia! Confie! Exercite sua fé! Exalte o nome do Senhor!

Sugestões: (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1 – Ouça um louvor
2 – Oração Inicial
3 – Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante
4 – Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Lições da Palavra de Deus, nº21. Ano 6.