Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

350ª Semana – Cristãos Equivocados

Buscar

Categorias

08

Abr

350ª Semana – Cristãos Equivocados

LEITURA BÍBLICA: João 8:31-39

TEXTO CHAVE: “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do Senhor permanecerá”. Pv. 19:21

OBJETIVO DA LIÇÃO: Você vai procurar conhecer as verdades do evangelho; entender que precisa crescer na graça e no conhecimento de Cristo e cuidar para não ser levado por ensinos equivocados.

PONTOS A ENFATIZAR

A) Atualmente encontramos pessoas que adotam uma postura inadequada. Mal se convertem, já querem se tornar professores na Bíblia. Equivocam-se com certos assuntos, misturam as coisas e começam a ensinar doutrinas erradas e chegam ás raias da heresia. É preciso estar vigilante, sempre comparando tais ensinos com a Bíblia que é o nosso manual inspirado por Deus.  

B) Esclarecendo sobre a verdade – Existem muitos crentes equivocados com certos assuntos da Palavra de Deus.  Às vezes, porque não estudam a Bíblia com pessoas idôneas, ou não gostam de ler ou fazer pesquisas. Aprendem de uma fonte que não é segura. Alguns até dizem que não precisam estudar porque recebem a revelação diretamente de Deus. Os equívocos também acontecem quando alguém usa um versículo separadamente do contexto e dele faz uma doutrina. Cada pessoa é o resultado de crenças e valores que foram internalizados no decorrer da vida. É o resultado do que foi passado pela família, pela escola, pela igreja, pelos amigos e demais grupos sociais com os quais essa pessoa tem convívio. 

C) Para o homem alcançar sucesso -  A Bíblia ensina quais são os princípios para se conquistar a terra. É lamentável que muitos crentes não se disponham a conhecer e usar os tais princípios para realizar conquistas. Às vezes os ímpios são mais espertos e mais inteligentes do que muitos crentes, pois estão conquistando e dominando. Deus disse: “Sujeitai” (Gn. 1:28), o que significa domínio. Mais adiante diz: “Frutificai” (Gn. 2:15), o que significa que é preciso lavrar, produzir, frutificar, cuidar. Isto acontece com boa vontade, disposição, atitude, inteligência, persistência e preparo. Então, virá o sucesso.  A Bíblia ensina para que a pessoa não seja avarenta, querendo ganhar poder, riquezas e honras, sem limites.  Não devemos almejar coisas grandes demais, as quais a nossa capacidade não domine. Cada um deve aprender a evitar o desperdício que não é somente jogar coisas fora. Desperdício é também não se usar as coisas no tempo certo, de maneira adequada. Para alcançar o sucesso precisamos aprender a lidar com a adversidade, pois alguns equivocadamente defendem a ideia de que o cristão tem sempre que viver na necessidade, sem direito a coisa nenhuma. Dessa forma, ele se torna um cristão santificado. Existe diferença entre “tentação”, que vem para fazer o crente pecar e cair da graça de Deus, e “provação”, que é para servir de lição e fazer o crente crescer, para subir, para galgar lugares melhores e mais elevados. Provação é como um estágio que serve para dar crescimento para enrijecer nossa estrutura física, emocional e espiritual. (1 Co. 4:17; Rm. 5:3). 

D) Em que o cristão pode se equivocar – Existem equívocos em relação à vida terrena e também em relação a vida no céu, como também existem equívocos quanto ao relacionamento com Deus. Muitas pessoas sustentam ideias errôneas sobre a vida no céu. Ninguém irá para o céu para ter uma vida ociosa (Jo, 5:17). Hebreus 1:14 diz que os anjos de Deus trabalham. Jesus vive intercedendo pelos crentes (Hb. 7:25). Quando a Igreja for arrebatada, haverá trabalho para os santos (Ap. 1:6).  Isso indica funções, serviço, com uma diferença. Não haverá fadiga, nem dor, nem estresse. Não haverá acomodação como alguns estão ensinando hoje.

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO: O nosso Deus não é um Deus distante, que evita um relacionamento mais íntimo ou que vira as costas às nossas súplicas. Experimente ter um relacionamento íntimo com Deus, e você verá como a sua vida vai mudar. É só você desejar, buscar, ocupar tempo e obedecer aos princípios divinos.

Sugestões: (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1 – Ouça um louvor
2 – Oração Inicial
3 – Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante
4 – Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Lições da Palavra de Deus, nº21. Ano 6.