Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

352ª SEMANA - Mantendo Firme a Esperança

Buscar

Categorias

22

Abr

352ª SEMANA - Mantendo Firme a Esperança

Leitura Bíblica: Sl. 27:13,14; 1 Pd. 1:3-7

TEXTO CHAVE: “Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos”.                     

Romanos 8:25

OBJETIVO DA LIÇÃO:  Você vai saber cultivar a esperança nas promessas divinas; renovar a esperança não se deixando levar pelo desânimo e crer que Deus cuida de cada um individualmente. 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Não pense que você é o único cristão que está passando por lutas ou dificuldades.  Todo cristão tem um caminho difícil para percorrer. No entanto, mais forte do que qualquer tribulação e adversidade é Deus, em que devemos confiar. Mantenha, pois, a chama da esperança bem acesa e, certamente, você chegará ao final contando vitórias.

b) Como cultivar a esperança - O que significa a palavra “esperança”? É o ato de confiar, ter fé, é uma expectativa de conseguir um bem que se deseja, é sentir calma enquanto aquilo que se espera, não acontece. É natural e necessário que tenhamos expectativas na vida, que lutemos por nossos ideais, esperando as respostas que vêm do Senhor, confiando que Ele realizará todos os nossos sonhos. Há quanto tempo você espera uma resposta de Deus? Está demorando? (Sl. 27:14). Paulo considerou três pilares que sustentam a vida cristã: fé, esperança e o amor (1 Co. 13:13).  Pedro diz que Jesus nos gerou para uma viva esperança (1 Pd. 1:3). A viva esperança é gerada em nossos corações por Deus. Ela transporta-nos para uma dimensão transcendental e faz-nos esperar não apenas a solução de alguns problemas aqui na terra, mas leva-nos a crer e a confiar que, no dia em que Cristo vier buscar a Sua Igreja, todos os nossos problemas chegarão ao fim e estaremos com Ele, na glória (Rm. 12:12). Precisamos ter paciência, agir com sabedoria, evitar a murmuração e viver com expectativas para o futuro, controlando a ansiedade e nos fortalecendo no Senhor.

c) Receita para manter uma viva esperança – Quando você estiver passando por momentos difíceis faça como Paulo e Silas: louve ao Senhor. (At. 16:23-26).  Mesmo que as lágrimas escorram por sua face, louve o nome, a bondade, a magnitude do Senhor. Louve não apenas com os lábios, mas com a alma, com o coração e como entendimento (Mt. 22:37).  O louvor é expressão de adoração. Significa o nosso reconhecimento à grandeza de Deus.  Louve-O por tudo o que Ele tem feiro em sua vida. Louve! Louve! Louve! Ele é digno! Dê ouvidos às boas palavras. A Bíblia diz que as más conversações contribuem para o mal da nossa autoestima. (1 Co. 15:33). Seja você algum que transmita boas palavras para animar os tristes e abatidos. Pense em coisas boas (Fp. 4:8). Precisamos de mente purificada pelo sangue de Jesus. Precisamos muito manter o controle emocional, pois mais que louvamos ao Senhor, ouvimos e pensamos no que é bom, as vezes somos surpreendidos por maus pensamentos. Somos vulneráveis a angustia que é um estado de agonia intensa, sujeitos a depressão e ao abatimento moral e físico. Até perdemos a motivação pela vida em momentos de crise. Mas Deus nos sustenta através da sua Palavra. Precisamos dar crédito a sua Palavra para sentirmos e crermos quão Ele é Todo Poderoso (Sl. 89:6,13; 18:31; Is. 43:13; Sl. 33:9; Jo. 42:2). Portanto, vamos aprender a confiar e esperar o cumprimento da Sua Palavra.

d)  Características do Pai Amoroso -  Uma das características de Deus é a Sua fidelidade. Deus é fiel! Ele não somente é Todo Poderosos, mas também fiel (2 Tm. 2:13). Toda a fidelidade de Deus, a sua santidade e amor pela humanidade são incondicionais e superam todas as nossas imperfeiçoes. A nossa salvação está garantida pela fidelidade da Sua Palavra (Jr. 1:12).  Deus nos trata como filhos. Jesus ensinou a oração do Pai nosso aos seus discípulos, através da qual eles poderiam manter um contato íntimo com Deus, chamando-o de Pai (Mt. 6:9-13).  Ele cuida de nós e sempre vai ter o melhor para nós dar. Deus não esquece seus filhos.  (Is. 59:1).

 

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

Mesmo que você não veja saída ou resolução para o seu problema, mantenha a esperança viva; no tempo certo, Deus dará a resposta, e você receberá muito mais do que espera.  Não desanime. Espere em Deus!