Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

355ª SEMANA - Transforme a Ira em Motivação

Buscar

Categorias

13

Mai

355ª SEMANA - Transforme a Ira em Motivação

Leitura Bíblica: Efésios 4:26-32

TEXTO CHAVE: “Mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. Tiago 1:19b

OBJETIVO DA LIÇÃO:  Você vai atentar para o perigo da ira, aprender a controlar a ira e evitar situações que venham suscitar a ira.

PONTOS A ENFATIZAR:

a) É cada vez mais comum convivermos com as pessoas azedas, explosivas, grossas, malcriadas, que usam o direito de irar-se para ofender, encolerizar-se, agredir e abusar dos outros. A maioria não só fica nervosa, mas extrapola, passa do limite, perdendo o equilíbrio e o bom senso. Ter amizade, viver ou casar com alguém colérico é uma temeridade. O sofrimento causado pela ira é patente no transito, nos estádios de futebol, nas famílias e até mesmo na igreja. O carro é usado como uma arma. A diversão dá lugar à agressão. A Liberdade é usada para agredir e ferir. A comunhão é destruída por palavras afiadas, cortantes mais do que navalhas.

b)  Atitudes de quem controla a ira -  Todos com razão ou sem razão, já demostraram ira. A ira funciona como uma válvula de escape para a pessoa não explodir. Como a válvula da panela de pressão que ajuda a panela não explodir.  Qualquer pessoa pode e deve controlar a ira. Há pessoas que explodem por qualquer motivo. Alguns cometem loucuras em nome dos seus direitos e convicções. Outros extravasam a ira, usando palavras que causam amarguras e feridas profundas (Tg. 1:19,20).  Geralmente a ira masculina é explosiva, mas passageira. Enquanto a ira feminina é mais comedida; no entanto, dura muito mais tempo. Experimente olhar o rosto dos seus filhos quando você, completamente descontrolado, explode em ira. As marcas que ficam muitas vezes não sai mais do íntimo das crianças. Apesar de todos conhecerem os frutos amargos da ira, a maioria não a controla, o que provoca graves consequências. (Gl. 5:19-21). Observe que o apóstolo Paulo compara a ira com alguns pecados gravíssimos como a prostituição, a idolatria e as orgias. Ele chega a afirmar que quem pratica a ira não herdará o reino de Deus. Essas pessoas perdem coisas preciosas como emprego, oportunidades, familiares, saúde, amigos e a pessoa amada. Não encontramos na Bíblia o termo “nervoso”. Somente a graça de Deus pode transformar ofensores em mensageiros de redenção. A presença de Deus acalma o mais irado coração, amansa o mais nervoso dos homens e transforma em cordeiro o mais voraz dos lobos.

c) A ira tem o poder de revelar o eu – Quando tudo corre bem, consegue-se dissimular, esconder as emoções, aparentar calma e espiritualidade. Mas, quando algo foge do controle, o sangue parece ferver, então o verdadeiro eu, o homem interior, aparece. Aqui se revela quem é a pessoa. Se sábio ou tolo (Pv. 14:16,17).  Precisamos aprender a tomar a atitude certa.  Se desesperados, nunca vamos conseguir realizar nossos sonhos e acabaremos fracassando na jornada da vida. Jesus não abriu a sua boca indo para a cruz (Is. 53:7). O Espírito Santo capacita o cristão a controlar a ira, mas é preciso buscá-LO e crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Os sintomas do nervosismo devem ser banidos da vida do cristão. Não importa o quão grande as dificuldades possam ser, nada que ocorra com ele deve controlar as suas ações ou justificar uma reação intempestiva.  

d)Entendendo o mecanismo da ira – Geralmente, as pessoas ficam iradas diante de algumas dificuldades. É preciso entender que as dificuldades geralmente são necessárias. Elas provam que a nossa fé é genuína e ao mesmo tempo, ensina-nos a ser humildes e dependentes de Deus. Os desafios revelam nossa incapacidade de lidar com os nossos próprios sentimentos e o quanto nós necessitamos do poder do Espírito Santo para nos dar domínio próprio. Devemos depender de Deus para controlar aquilo que não podemos. Devemos deixar que Ele controle as nossas reações e amanse o nosso espirito não nos deixando dominar pelo homem exterior. Outro nome para a ira é impaciência – que é a falta de paciência. Com paciência tudo se torna melhor. Quando somos pacientes, nosso estado interior se assemelha mais a um lago tranquilo do que a um rio turbulento. Em vez de ficarmos com raiva, em pânico ou ansiosos nas inevitáveis situações de estresse, tornamo-nos capazes de analisar essas situações por uma outra perspectiva que nos permite manter a serenidade e resolver os problemas.

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

Existem formar saudáveis de lidar com a ira. Observe as sugestões e procure coloca-las em prática:  1) Ire-se, mas não peque;   2) Fique irado com situações, não com pessoas; 3) Não interiorize a sua ire; 4) Não fique irado por longo tempo. 5) Não cultive a ira; 6) Pense antes de falar, controle a ira. 7) Não tome decisões motivado pela ira; 8) Não tome uma atitude permanente por causa de uma acontecimento passageiro. 9) quando passar s=dos limites, peça perdão e 10) Peça domínio próprio a Deus.