Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

356ª SEMANA - Transforme o Medo em Energia

Buscar

Categorias

20

Mai

356ª SEMANA - Transforme o Medo em Energia

Leitura Bíblica: Dt. 20:1-4; 2 Rs. 6:15-17 

TEXTO CHAVE: “No amor não existe medo, antes o perfeito amor lança fora o medo” 1 João 4:18a

OBJETIVO DA LIÇÃO: Você vai ser capaz de tomar posse das promessas divinas; confiar que Deus cumpre suas promessas e aprender a enfrentar o medo para vencê-lo. 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) A maior batalha que enfrentamos, acontece na mente. A mente é o grande alvo das investidas do inimigo. Ele envia muitas setas para envenenar os pensamentos. Se não estivermos protegidos com o capacete da salvação (Ef. 6:17a), será difícil conservar a mente pura para não agir em desacordo com a Palavra de Deus ou ser vencido pelo medo.  É difícil viver sem medo no meio de um mundo corrupto e violento como o que se vive. É como usar uma roupa branca e manter-se limpo atravessando uma mina de carvão.  Para isso, é preciso focar a mente em Cristo e em Suas promessas, não nos acontecimentos à volta.

b) Em muitas ocasiões, o medo também toma conta do cristão. Nestes momentos, parece que se anda em círculos, sem encontrar escape. O futuro se torna incerto, e a sombra confusa da realidade escurece ainda mais os pensamentos. O sono quase nunca vem e, quando ele aparece, o dormir é agitado, nervoso, curto e seguido de pesadelos. Um descrente sentimento de impotência domina. A derrota é quase evidente, sorrindo do crente e desfazendo cada uma das tentativas de solução. O desânimo surge sarcástico, oferecendo sua mão cujo único desejo é acorrentar num cárcere de auto piedade e desilusão. Não se tem como escapar da dor e isolamento.

c) O medo produz tormento -   1 Jo. 4:18b - Nunca antes tantas pessoas viveram sob o domínio do medo como nos dias atuais. O medo da guerra atômica faz tremer as grande potencias. O medo do desemprego horroriza o pai de família. O medo da violência, das drogas, de ser roubado de morrer de fome. Até mesmo os homens de Deus mais experientes sentem medo uma vez ou outra.  

d) Causas do medo -  Às vezes as causas são infundadas. Não existe motivo para o medo, mas a pessoa sente-se temerosa, antecedendo o que possa acontecer.  1) Culpa. A consciência culpada é medrosa, (Ex. Adão e Eva em Gn. 3:10) se esconderam com medo de Deus. 2) O ciúme. É o medo de perder a pessoa amada, o medo de que aquele que é alvo de meu amor me abandone. Pode ser traduzido também como inveja, e inveja produz medo (1 Sm. 18:15). No verdadeiro amor não há medo (1 Jo. 4:18). 3) A mente. Todas as pessoas têm convicções muito arraigadas sobre a vida. Podem não ter consciência, mas essas crenças direcionam as reações às pessoas e às circunstancias com que se deparam. 4) O fracasso. Algumas pessoas quando fracassam ficam com medo de tentar outra vez. O medo de errar as paralisa. A questão não éx fracassar, mas a forma como lidar com o fracasso. O medo em certas ocasiões é considerado como mecanismo de defesa. Até certo ponto, o medo é positivo. A coragem não é ausência de medo. Coragem é agir, apesar do medo.  Agora o medo que paralisa, opressivo tem o remédio através da fé,

e) Como libertar-se do medo – Quando Jesus apareceu vivo no meio dos discípulos o medo foi embora (Jo. 20:19b). Nada como a presença de Deus para libertar cada um de nós do medo. Nunca devemos perder a coragem, pois quem não teme o futuro pode aproveitar o presente. O primeiro passo para se vencer o medo, é compreender que muitas das coisas das quais se tem medo, provavelmente, jamais se tornarão realidade (Jr. 10:5).  Não fixar os olhos no problema, pois quanto mais se valoriza o problema maior ele parece ser.

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

Temos maneiras de afastar o medo, pois qualquer temor prejudicial serve somente para encher a mente de ansiedade (Mt. 6:25).  A cura para afastar o medo é a fé em Jesus. É o reconhecimento de que Deus é um Pai amoroso e cuidadoso.  O medo vem pelo fato das pessoas sentirem que vai lhes faltar as provisões básicas para suas necessidades. Esse princípio gera uma série de situações desagradáveis. Não se pode fugir do medo O medo deve ser enfrentado cara a cara. O amor afugenta o medo, pois é mais forte do que ele. O amor destrói o medo pois Deus e amor.