Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

357ª SEMANA TEMA - Mudando as Atitudes Negativas

Buscar

Categorias

27

Mai

357ª SEMANA TEMA - Mudando as Atitudes Negativas

Leitura Bíblica: Fp. 4:8-13; Hc. 3:17,18                       

TEXTO CHAVE: “Mas eu confiei em ti, Senhor; e disse: Tu és o meu Deus”. Sl. 31-14

OBJETIVO DA LIÇÃO:  Você vai ser capaz de entender que precisa mudar certas atitudes, compreender que os pensamentos negativos provocam derrotas e confiar em Deus para que ele mude o mal em bem.

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Para algumas pessoas a palavra favorita é “crise”. Acreditam que a família, o casamento, o ensino, até a igreja estão em crise. Fala-se tanto em crise, que a maioria perdeu a fé nas instituições e o pior em si mesma. Por incrível que pareça, alguns perderam a fé no poder transformador da Palavra de Deus; perderam a visão do Cristo vitorioso, daquele que nem o mundo, nem a morte, nem o inferno puderam vencer. Ao perderem a fé, a esperança e a visão no Ressurreto, eles se tornaram eternos negativistas. Acham que o mundo não tem mais jeito.

b) O que é Negativismo?   - Negativismo é a qualidade daquele que tem um espírito de negação sistemática (Significa aquela pessoa que despreza qualquer opinião, ideias ou expressão). Quem sofre desse mal, só enxerga o lado ruim das coisas. Não acredita que para todo problema existe solução. Duvida de tudo. Está sempre “pagando para ver”. Tornou-se cético e sofre de desesperança crônica. Diante da adversidade, as pessoas maduras revelam atitudes diferentes: confessam falhas, assumem responsabilidades e tomam novos rumos para que os problemas se resolvam e as dificuldades não se repitam.  Paulo tinha todos os motivos para sentir-se péssimo. Passou necessidade, foi humilhado, padeceu fome, experimentou todo tipo de circunstancia adversa, mas, mesmo assim, afirmou que aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação. (Fp. 4:13). Ainda que enfrentasse grande provações, ele continuava a pregar (Fp. 4:19). É verdade que Cristo disse que no mundo teríamos aflições, mas no mesmo verso Ele ordena: “Tende bom ânimo”. Jo. 16:33b.Como continuar negativo depois de lermos Rm. 8:35,37?  Jeremias afirma que o desânimo é fruto da ausência do Consolador no coração humano. (Lm. 1:16). Afirme sempre que com a graça de Deus, você está apto a superar qualquer situação e ser um vencedor.

c) Cuidando da autoestima -   A falta de cuidar da autoestima pode causar transtornos sérios, levando a viver uma vida de fracassos e derrotas. Autoestima é a avaliação que se faz de si mesmo. É o grau de crença, respeito e confiança que a pessoa debita a si própria. Talvez o maior problema a ser resolvido no fracasso seja a baixa autoestima. Ela surge quando o ser humano é taxado daquilo que não é. Duvidam do seu talento, não acreditam no seu potencial, fazem-no alvo de fofoca, rotula e discriminam. A baixa autoestima leva o homem a ser vencido pelos seus fantasmas interiores, ser confrontado pelo seu passado e ter medo do seu presente.  O remédio é achegar-se a Deus e crer em Jesus que nos protege de tudo isso que se levanta contra nós. Sl. 42:5. 

d) Posição correta para deixar o negativismo -  Existem meios para que se deixe a posição negativa e se tomem algumas medidas para enfrentar a vida de modo positivo. 1) Olhar as coisas de modo diferente. Quem vê o positivo não vive assustado com o negativo.  Quantas pessoas vivem constantemente oprimidas por pensamentos negativos sem perceberem que podem viver em profundo conforto e segurança. Mais do que problemas, enxergue soluções. Nas grandes crises da vida, quando os homens só vêem dificuldades, Deus sempre diz, para aqueles que crêem, que existe uma saída. É necessário encher a mente com pensamentos de fé. O negativismo não resiste a quem tem a mente de Cristo. Os temores, em sua maioria, não passam de ilusões da mente ou manifestações provindas de insinuações diabólicas. O cristão deve desafiar e enfrentar os temores, então verá que eles não lhe causarão mal algum. De nada adianta conhecer a verdade se não se acredita que ela funciona. Muitos não vivem uma vida vitoriosa porque crêem mais na mentira do que na verdade. É prejudicial ficar com os olhos fixos no tamanho do problema, nas situações negativas. É preciso vislumbrar a vitória, ter fé que vai alcançar aquilo que Deus já prometeu. (Hb. 4:1,2).

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

A vida se renova sem parar; então, aproveite intensamente o momento que você vive, celebrando o que já conseguiu, não se tornando infeliz por causa daquilo que ainda não alcançou. Quem abriga o negativismo no coração acaba naufragando. 1 Tm. 1:19. Jesus sempre estará dando coragem, ainda que haja perigos ou fracassos, a esperança pode abrandar as dores.