Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

360ª SEMANA TEMA - Falando da Autoestima

Buscar

Categorias

17

Jun

360ª SEMANA TEMA - Falando da Autoestima

Leitura Bíblica: Êx. 4:10-12; Mt. 22:35-39                    

TEXTO CHAVE: “Por que estás abatida ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei”. Salmo 42:5a

OBJETIVO DA LIÇÃO:  Você vai ser capaz de reconhecer que Deus valorizou o homem que Ele mesmo criou; aprender a valorizar-se a si mesmo e entender que deve zelar pela sua autoestima.

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Estamos tão acostumados com quem somos que acabamos por aceitar viver aquém das nossas reais possibilidades.  Como resultado, as pessoas vivem, mas não desfrutam da vida; trabalham, mas odeiam o que fazem; casam, mas se sentem infelizes, estudam, porque são obrigadas; olham-se no espelho, mas não gostam da imagem refletida no espelho; convivem consigo mesmas vinte e quatro horas por dia, mas não aprenderam a se amarem. Mudar esse tipo de comportamento pode não ser fácil, mas vale a pena tentar. 

b) Cuidando da autoestima – Autoestima é a avaliação que a pessoa faz de si mesma. É como se a pessoa chegasse diante de um espelho e se analisasse diante de si mesma. Algumas se acham feias, inúteis, sem prestígio, desanimadas. Vários são os motivos que levam a pessoa a se ver dessa maneira. Maus tratos na infância, palavras negativas, ditas repetidamente como “você não presta para nada”. “Você é um inútil”. “Eu me envergonha de você”. Atitudes injustas; castigos imerecidos; ensino errado; cobranças demasiadas; exigência maior do que a pessoa possa oferecer. O amor é uma força irresistível que motiva o ser humano a fazer coisas que nenhuma outra força, no mundo, pode motivá-lo a fazer. O amor ao país fez os homens morrerem por ele. O amor por uma causa leva as pessoas a se dedicarem sem reservas à causa que amam. Foi o amor que levou Jesus Cristo a morrer na cruz por nós. O amor bíblico é ativo. Não é uma coisa que alguém sente, mas aquilo que uma pessoa faz. Muitas pessoas não amam a si mesmas porque desconhecem o quanto de bom têm para oferecer ao próximo. Amar a si mesmo é fundamental para que você possa amar a Deus e as outras pessoas.  Você não pode amar a Deus e as outras pessoas sem amar a si próprio. Você tem que gostar de si mesma do jeito que é.  Você nunca poderá amar a si próprio, do modo que Jesus ensinou, sem primeiro aprender a aceitar-se. E começa a aceitar-se quando compreende que Deus o aceita do jeito que você é. Deus o ama. O Senhor Deus não ama pelas mesmas razões que nós amamos uns aos outros.  Deus o ama porque você é você e não é nada parecido com as outras pessoas. O amor-próprio se revela através da sua conduta. Quando alguém não vive da maneira que ele sabe que deveria andar, acaba por não gostar de si.  Para amar a si mesmo, a pessoa tem que fazer coisas que a façam sentir orgulho de si mesma.

c) Procurando ser uma pessoa melhor – A vida cristã é um contínuo processo de tornar-se melhor.  A experiência de salvação ou novo nascimento é somente o princípio da jornada.  Alguns cristãos pensam que a salvação é o supremo alvo. No momento em que as pessoas experimentam a salvação, elas pensam que já chegaram ao ápice da vida cristã.  A correta visão bíblica da salvação ensina que a salvação é o princípio da vida cristã, não o seu fim. Depois de receber a nova vida, o cristão deve crescer diariamente para tornar-se mais e mais como o seu Senhor.  Precisamos nos achegar a Deus e crer em Jesus que protege da apatia, desesperança, depressão e das dificuldades. A esperança é uma forte expectativa de que, em geral, tudo vai dar certo na vida, apesar dos reversos e frustrações. É uma atitude que fortalece as pessoas e lhe capacita a chagar a lugares e posições que elas nunca chegariam sem acreditar. A fé transforma e produz saúde tanto material como espiritual. Aprenda a escolher os objetivos corretos, sempre dependendo de Cristo escolhendo alvos dignos de serem alcançados e nunca desistir.  Correr com perseverança a carreira que nos está proposta (Hb. 12:1).  Pessoas que alcançam objetivos têm uma característica comum – não desistem.

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

Em vez de olharmos para nossas deformidades e problemas, porque não olhamos para Aquele, que é o nosso perfeito modelo, Cristo Jesus? Quando O encontramos em nosso lugar secreto de oração e olhamos para Ele, desejando ser como Ele é, somos transformados à Sua imagem e semelhança. Para ser quem desejamos ser, é imperativo que dependemos de Jesus. Estamos na jornada do desenvolvimento. Não se aborreça porque ainda não chegou ao destino. O processo é longo, mas vale a pena. O desafio de nos tornarmos quem podemos ser será vencido quando tivermos os objetivos corretos, nos livrarmos do excesso de peso, nos recusarmos a desistir e olharmos para Cristo.